Destaque
De cinco estrelas lhe resta o nome: Hotel Polana de jóias de África a pocilga

De cinco estrelas lhe resta o nome: Hotel Polana de jóias de África a pocilga – Um hotel que em tempos idos gozou de uma reputação inquestionável e há muito definida pelos seus elevados padrões de conforto e de serviço em ambientes que promovem meticulosamente as tradições arquitectónicas, artesanais e culturais indígenas, hoje não se pode dizer o mesmo.
O ambiente actualmente é sombrio e preocupante, os problemas naquele espaço que já foi tido como referência quando se fala de um hotel hoje pode se dizer que ficou para historia, se não vejamos: Polana hoje é gerido por Nelson Rodrigues, um individuo que arrastou o hotel para lama.
Do Luxo, hoje o Hotel Polana verte água pelo telhado com a queda de pouca chuva, ar condicionados na sua maioria não funcionam, na sala de espera cheira mal por causa dos tapetes que molham com a água da chuva que cai fo telhado, o ambiente entre os trabalhadores e actual gestão é dos piores com o responsável do Hotel a faltar com o respeito para com os seus subordinados, ao que também apuramos, para alem de Nelson Rodrigues ter má relação laboral com os funcionários daqueele Hotel, ele tem um histórico reputacional muito duvido e com fortes indícios de estar a usar DIR e documentos de trabalhos falsos para a sua estadia em Moçambique.
A nossa reportagem tentou sem sucesso ouvir o senhor Nelson Rodrigues, para junto dele tirarmos a devida versão dos factos ou o contraditório após uma denúncia do seu mão comportamento e este não se dignou em nos receber e nem em atender ou responder as nossas chamadas e mensagens de texto (SMS).
Abandono de hospedes
O hotel Polana é muito mais que um hotel, é uma instituição com 100 anos de história, onde passaram muitos reis, rainhas e presidentes, além de figuras públicas, há quem lhe chame um Estado dentro do Estado e Samora Machel até dizia que o Polana é o espelho da nação, hoje pela situação a que se encontra voltado, a chuva que caiu no principio da tarde de domingo ultimo e que se prolongou ate a manhã desta segunda-feira, motivou o abandono de 17 hospedes daquela instancia hoteleira para outros lugares mais confortáveis.
A Joia de Africa hoje ficou sem coroa, com um pouco de seriedade, não há margem para dúvida que se deveria retirar o estatuto de Hotel cinco estrelas porque neste momento não reúne essas condições, mesmo se tivermos em conta que a poucos anos mereceu uma reforma que custou mais de 5 milhões de meticais aos investidores do grupo Serena e o Fundo Aga Khan.
Idealizado por Coronel Alexandre Lopes Galvão em 1917 e foi inaugurado em 1922, com uma arquitectura colonial mas sempre moderna, por isso é histórico e representa o símbolo maximo de hotelaria em Moçambique e por isso mesmo a titulo de exemplo, o actual presidente Portugues Marcelo Rebelo de Sousa, sempre escolheu aquele hotel para hospedar pelo menos ate a sua ultima visita que fez a Moçambique no ano passado.
- Historia e Reputação
Hotel Polana é um marco histórico à beira mar, na capital de Moçambique, Maputo, um dos mais imponentes hotéis de África da era colonial.
Situado no coração de Maputo em quatro hectares de terra exuberante, o Polana, tem mais de 142 quartos, em tempos já foi considerado um dos principais hotéis de África. Construído em 1922, foi concebido como um local de luxo que fosse um marco na cidade então chamada Lourenço Marques, em honra do explorador e comerciante que fundou a colónia no século XVI. O hotel tornou-se rapidamente um paraíso histórico e cultural e um local de encontro que oferecia uma elegância e uma imponência únicas na região.
O Hotel Polana já teve estatuto de ícone sendo um dos poucos hotéis deste continente que pode reclamar ter um tal estatuto.
O hotel Polana foi a primeiro instituição em Moçambique a receber certificação ISO 14001, atribuída em reconhecimento do sistema de reciclagem de águas cinzentas que produz água de qualidade para os jardins a partir das águas residuais do hotel.
Tem uma localização prestigiada, conveniente e segura numa avenida ladeada de árvores numa das zonas residenciais mais exclusivas de Maputo, o Polana faz parte dos melhor hotel de 5 estrelas em Moçambique. O hotel está a um passo das embaixadas internacionais da cidade, de edifícios governamentais e do complexo presidencial, bem como de diversas lojas, restaurantes e esplanadas. O Aeroporto Internacional Mavalane está a 15 minutos de carro do hotel.
Descubra mais sobre Jornal Visão Moçambique
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.