Foram repostas as telecomunicações e demais serviços móveis nas vilas de Palma e Mocímboa da Praia na província de Cabo Delgado, a norte de Moçambique. A rede de telefonia móvel Vodacom é a primeira a repor seus serviços naquele ponto do país após a destruição das torres quem suportavam o sinal e para que se diminuísse a insurgência alimentada pelo dinheiro transferível pelo serviço M-Pesa, carteira móvel mais usada no país.
Os ataques terroristas naquela província do país iniciaram em 2017, tendo piorado a situação em finais de 2020, altura em que todas as ligações telefónicas foram interrompidas na Vila Sede de Palma, Afungi, Quionga e Quitupo, bem como em Awasse e Vila Sede de Mocímboa da Praia.
“O nosso propósito é proporcionar, sempre, a melhor comunicação aos nossos clientes e parceiros. Estávamos profundamente preocupados por não haver nenhuma rede em Palma e Mocímboa da Praia, por isso, envidamos esforços para o rápido restabelecimento. Com a rede reposta, acreditamos que oferecemos a oportunidade de às pessoas de se conectarem sempre que desejam e terem acesso à informação 24 horas. Ligados, fazemos a diferença, principalmente nos momentos adversos”, destacou Jerry Mobbs, Director-geral da companhia.
Desde que as condições de segurança foram garantidas pelas Forças de Defesa e Segurança naqueles pontos, equipas técnicas daquela companhia de Telefonia móvel desdobraram-se ao terreno, no sentido de o mais rapidamente possível repor as linhas de comunicação e garantir a tão necessária comunicação das pessoas, através da rede móvel.
Descubra mais sobre Jornal Visão Moçambique
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.