Desay Efectua uma visita a Santíssima Trindade no bairro Kumbeza

0
Firosa Desay

Firosa Desay

Na tarde desta segunda-feira, Firosa Desay, esposa do administrador de Marracuene, Shafee Sidat, escalou o centro de acolhimento Santíssima Trindade, da Igreja Católica para apurar de perto o trabalho que está sendo feito naquela instituição. O Centro de acolhimento apoia as crianças, jovens e idosos necessitados e que não tem onde recorrer.

Marracuene

No mesmo recinto confecciona-se sopa três vezes por semana para os beneficiários sendo entre segunda, quarta e sexta-feira. A sopa é servida consoante o número de membros de cada família das pessoas beneficiadas.

Reinaldo Uamusse, Coordenador do projecto Lhenguelo ka wutive no centro de acolhimento, avançou que a iniciativa visa dar aulas de explicação às crianças, alfabetização bem como cursos de corte e costura, beleza e estética e culinária. O projeto está ligado a igreja católica mas, não recebe se somente pessoas da congregação e sim todo aquele que precisa de apoio e estudo orientado.

Com a pandemia da Covid-19, Uamusse disse que não é fácil leccionar porque poucos se inscrevem devido ao receio de estudar em plena pandemia mas um e outro adere ao projecto. O coordenador encoraja a todos a seguir em frente pois a Covid-19 não pode nos estagnar.

Paulina Wilson, Assistente Social do projecto Lhenguelo ka wutive, avançou que faz um balanço positivo das actividades que estão a ser desenvolvidas. O projecto contempla também idosos alocados através de um trabalho conjunto entre o chefe do quarteirão de cada bairro e o lar.

Cármen é Peruana e sua presença no centro visa intensificar a actividade que a Santíssima Trindade está a levar a cabo. A mesma referiu que o projecto tem ajudado a responder a formação e educação pois acredita que um jovem pode receber uma boa formação e esse é o foco.

“Trazer oportunidade aos jovens que precisam de materiais necessários para o transporte e o seu dia-a-dia. Queremos almoço, foi o grito lançado por um dos idosos naquele centro”.

Firosa Desay escalou ainda a Escola Primária 1 e 2 Graus de Ricatla onde fez a entrega de cimento e blocos e na Escola Primária Gimo O’cossa fez a entrega de carteiras. As escolas beneficiadas passam por muitas dificuldades.

Segundo a Esposa do administrador do distrito de Marracuene, nas escolas os alunos estudam ao relento e uma das escolas têm salas mas não carteiras.

As visitas feitas esta segunda-feira por Firosa Desay, são de iniciativa própria pois, as mesmas são uma forma de lidar com a população de perto.

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *