Maputo, 20 de Fevereiro de 2024 — Decorreu na tarde de hoje a cerimônia de encerramento do projecto liderado pela embaixada da França em parceria com o Clube Tubarões de Maputo. A iniciativa, que envolveu 100 atletas na sua primeira fase, terminou com um total de 50 devido à várias razões, algumas de natureza educacionais e outras nem por isso.
O projecto é centrado na formação e capacitação dos futuros nadadores profissionais que além de competir, irão ajudar em grande na redução do elevado índice de afogamentos nas praias, rios e lagos no país.
Durante a cerimônia de encerramento, a vice-Presidente do clube, Mariamo Costa, disse que o projecto teve um total de 100 atletas da escola 7 de Setembro, uma vez que está próxima da piscina onde os alunos poderiam treinar.
“Essas crianças têm idades compreendidas entre os 7 e 9 anos, divididas entre homens e mulheres. O projecto iniciou a 6 de Novembro e o aproveitamento foi muito positivo”, disse Mariamo.
A fonte sublinha que das 100 crianças apenas 50 chegaram ao fim, sendo que metade desistiu ao longo do processo por razões diversas, mas, “o balaço é positivo e estamos ainda comprometidos com causa da redução do elevado índice de afogamentos, mas, também queremos treinar mais crianças para o desporto nacional”.
Em nome da embaixada francesa, a interlocutora, felicitou ao grupo de crianças que chegou ao fim do processo iniciado em finais de 2023.
“Hoje faremos a entrega dos certificados dos alunos que chegaram até aqui. Esperamos que essas crianças continuem a trabalhar, melhorando as suas habilidades de natação para ajudarem o país a crescer no desporto nacional e que continuem focados para amenizar a situação das mortes nas águas”, disse, completando o seu discurso afirmando o compromisso de continuar com o programa para mais pontos do país com o mesmo foco.
As crianças participantes, agraciadas com certificados, estão felizes e prometeram continuar a trabalhar para ajudar o país a crescer no desporto.
Descubra mais sobre Jornal Visão Moçambique
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.