Detidos dois funcionários e um estudante por cobranças ilícitas

0
HCN

HCN

DIRECTOR CLÍNICO DO HCN IMPLACÁVEL COM PREVARICADORES E SAÚDA A COLABORAÇÃO DA POPULAÇÃO NAS DENÚNCIAS DOS CASOS

Dois funcionários de diferentes categorias em exercício no Hospital Central de Nampula (HCN), nomeadamente, um enfermeiro, um agente de serviço e um estudante do último ano, em estágio, foram esta semana, detidos pelo Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) de Nampula, por estarem supostamente envolvidos num esquema de venda de sangue para os familiares dos pacientes internados nesta unidade sanitária.

Em conferência de imprensa concedida esta Quinta-feira (15), nas instalações do SERNIC onde os acusados estão detidos, o director clínico do HCN, Anselmo Vilanculos, agradeceu a sociedade pela colaboração nas denúncias dos actos de cobranças ilícitas que se diz ocorrer nesta unidade sanitária, com destaque para a venda ilícita de sangue.

O director clínico afirmou ter recebido a informação deste, caso através dos órgãos que trabalham em coordenação com a direcção, e graças as denúncias populares, foi possível neutralizar os colegas. Os detidos deverão ser investigados para apurar a veracidade dos factos.

“Neste momento, queremos exortar a todos os funcionários do Hospital Central de Nampula, a não se deixarem iludir, não caírem em actos que depois possam criar problemas para seu futuro e das suas famílias”, exortou o dirigente.

Os imputados refutam as acusações que pesam sobre si, embora o SERNIC afirme tratar-se de um caso em seguimento desde Janeiro passado. Foi graças as investigações efectuadas pelo SERNIC que se chegou a neutralização do estudante, em flagrante delito na posse de 1.500,00 (Mil e Quinhentos Meticais), a troco de uma unidade de sangue, isto no dia 7 de Julho corrente.

Segundo o SERNIC, o estudante pertencia a uma rede desmantelada a partir da detenção.

“O grupo era liderado por um agente de serviço, que obedecendo orientações claras ia abordando os utentes que necessitavam de sangue para contactar o enfermeiro em serviço, que no que lhe concerne, retirava o líquido vital, mediante a quantia estimada em 1.500.00″.

Passam duas semanas que fora desencadeada uma campanha de doação massiva de sangue no HCN, e em entrevista o director-geral convidou o público a denunciar todas as práticas atentatórias ao bom-nome do Hospital Central de Nampula que se rege do lema, O NOSSO MAIOR VALOR É A VIDA, bastando para tal, usar as linhas telefónicas afixadas nos diferentes departamentos, bem como na página do Facebook do hospital e, o gabinete do utente. (HCN_DCI)

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Activar notificações Sim Não, obrigado