DjamNeguin lança mais um trabalho musical e vídeo clipe

0
DjamNeguin lança mais um trabalho musical e vídeo clipe

O artista cabo-verdiano  multidisciplinar DjamNeguin lançou recentemente o seu mais novo single e videoclip “Ka Bu Skeci Tradison”, disponível em todas as plataformas digitais.

“Trata-se de um exercício de regressar às nossas origens, à nossa ancestralidade, à nossa mais particular tradição, que nos distingue de outras pessoas e de outros grupos no mundo inteiro”, explica o artista.

O video-clip é uma proposta estética inovadora, que se enquadra num conceito denominado CV-Futurismo, subtraído do Afro-Futurismo que reside na ideia de “como se pode criar um movimento para imaginar o povo negro no futuro”.

“Neste caso, aplicando a Cabo Verde como seria o cabo-verdiano do futuro, como seria o Cabo Verde do futuro, e é um exercício de imaginação, de criação, de invenção de um colectivo que podemos vir a ser”.

A seu ver, o futuro é um exercício, sobretudo de imaginação. O movimento, sublinhou, faz parte da constatação de que todo o movimento futurista ocorrido no mundo, que é uma proposta estética, filosófica e intelectual, aconteceu dentro do contexto de branquitude.

“Nos filmes, por exemplo de ficção cientifica, todo o conjunto de produção cultural que imagina o futuro, há pouco ou quase nenhuma presença de negros, o que nos leva a questionar onde existiremos, se não estamos representados”, questionou.

Daí que, defende o músico, há a necessidade de começar um movimento que imagina ao Homem Negro no futuro, propondo como “queremos ser” e por não existir ainda, há a possibilidade de criar novas linguagens, visto que, em seu entender, cultura é “invenção”.

“Ka bo skeci tradição”, consta do seu novo EP de cinco faixas, intitulado “Autofagias”, cujo lançamento está previsto para o primeiro semestre deste ano, seguindo a ideia acima narrada, através de vários temas.

“Autofagias, resumidamente, é um processo pelo qual o seu corpo alimenta-se de si mesmo”, aponta perspectivando que as pessoas adiram e se identifiquem com o EP no qual promete explorar e experimentar novas sonoridades, trazendo outras vibrações para a música cabo-verdiana.

“A proposta é viver o CV-Futurismo não só na música, mas no audiovisual, na moda, começar a assumir uma identidade mais africana e uma nova estética visual, inclusive, pegar os elementos que caíram em desuso ou que não tem uma função prática e colocá-la num âmbito estético”, prognostica.

O videoclip, por ele concebido e dirigido, tem recebido os mais rasgados elogios da imprensa nacional e internacional, considerado por muitos como uma das maiores criações cabo-verdianas dos últimos tempos.

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Activar notificações Sim Não, obrigado