Durante a FACIM 2022
PR visita STAND da Rádio Moçambique e deixa PCA da estação pública sem sono

0

Depois do anúncio de uma visita às instalações da RM, pelo Presidente da República Filipe Nyusi, Abdul Naguibo, actual Presidente do Conselho de Administração da rádio pública e a maior de Moçambique, vive dias de pouco sono.


A razão da ausência do sono daquele dirigente, deve-se, em parte, ao estado em que se encontra o edifício-sede, com alguns compartimentos aos pedaços, procedimentos administrativos que deixam a desejar à classe de profissionais daquela instituição mais antiga de rádio em Moçambique, que por sinal é a maior.

Filipe Nyusi, que esteve na abertura da 57ª Edição da Feira Internacional de Maputo, visitou o Stand da Rádio Moçambique e, durante a conversa com os profissionais de rádio, prometeu se fazer às instalações da maior rádio moçambicana.

O Chefe do Estado deixou bem claro que quer “dar uma volta” à maior estação de radiodifusão nacional, ver de perto os grandes problemas que a RM SEDE, está a enfrentar.
Soube o Jornal Visão Moçambique de algumas fontes (funcionários e colaboradores), que Abudul Naguibo é o pior gestor na história da Rádio Moçambique desde à independência. A fonte vai mais longe dizendo que o actual PCA da rádio pública moçambicana, não conhece o edifício da instituição “pois ele nem tem tempo de visitar o edifício, por isso, a resposta que deu ao PR, de que ouviu e que a visita é bem-vinda, está fora da realidade”.

Filipe Nyusi, não escondeu que já tem conhecimento que algumas salas do edifício sede da RM, não estão em condições, o que o fez garantir que vai se dar tempo de visitar sem adiantar a data.
O motivo da visita do PR, fez com que, segundo nossas fontes, Abdul Naguibo começasse a mexer com as obras de manutenção de balneários que se encontram numa fase avançada de degradação, bem como a pintura do interior do edifício.
Na semana finda o presidente da República esteve de visita à cidade de Maputo, o que precipitou e o que está a acelerar os trabalhos de manutenção das instalações da sede da Rádio Moçambique.
Na mesma conversa com as fontes, foi possível descobrir que existem naquela instituição funcionários que não aceitam a reforma, sendo estes trabalhadores, desde o período pós-colonial e que tem mais de 35 anos de carreira, privando deste modo a promoção do sangue na administração da coisa pública, aliás, como é sabido, os jovens tem muito a dar.

Outra queixa dos radialistas, tem que ver com a indicação para a cobertura de eventos internacionais, onde só são destacados os jornalistas da capital do país, deixando à sua sorte, os das demais províncias do país.
Refira-se que a Rádio Moçambique foi formada após a independência, em 2 de Outubro e herdou o património da Rádio Clube de Moçambique que era a principal emissora da colónia portuguesa, criada em 1932 denominada Radiófilos.
A RM é fruto de nacionalização da então Rádio Clube de Moçambique, Oficial da Ordem Militar de Cristo a 4 de Dezembro de 1956 e Membro-Honorário da Ordem do Infante D. Henrique a 26 de Fevereiro de 1971.

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *