EDILIDADE DE XAI-XAI PREOCUPADA COM OS EFEITOS CLIMÁTICOS QUE AFECTAM A CIDADE | Jornal Visão

EDILIDADE DE XAI-XAI PREOCUPADA COM OS EFEITOS CLIMÁTICOS QUE AFECTAM A CIDADE

EDILIDADE DE XAI-XAI PREOCUPADA COM OS EFEITOS CLIMÁTICOS QUE AFECTAM A CIDADE – A cidade de Xai-Xai têm sido o alvo dos efeitos climáticos na zona sul do país, com destaque às cheias e a erosão que ainda continua sendo um grande problema que afecta as famílias residentes nas zonas baixas e que muitas das vezes deixa os munícipes sem habitação. Em entrevista ao Jornal visão na semana finda, Emídio Xavier, Presidente recém-eleito para direção da capital da província de Gaza, revelou que os efeitos climáticos são o maior desafio enfrentado da sua governação.

Esta é uma cidade que nasce na baixa do Rio Limpopo com um grande potencial agrícola devido à cintura verde que alimenta a cidade. Com a evolução, as aldeias transformaram-se em bairros totalmente povoados. De realçar que também é uma cidade movimentada pelo comércio e com o privilégio de ligar todo o país através da estrada Nacional Número 01 que mas, devido à erosão está sempre em reconstrução. A 24 de Fevereiro do ano em curso, ventos fortes destruíram varias infraestruturas tais como salas de aulas e residências. Das salas de aulas e residências ficaram inundadas, e graças ao Conselho Municipal que abraçou a causa de ajudar aos munícipes, as escolas afectadas foram reabilitadas, e as famílias atingidas a maior parte destas já contam com suas novas casas em outros espaços oferecidos pela autarquia, contou o edil da cidade.

Entretanto, Emídio Xavier, ainda têm na memória o ocorrido o quando das cheias do ano 2000 que foram um caos naquela cidade, tendo impedido durante um longo período a ligação entre a cidade de Xai-Xai com outros pontos do país via terrestre. A fonte acredita que com a reconstrução da Barragem de Mapai pode se registrar alguma melhoria pois, de acordo com as suas declarações pode regular o leito do rio Limpopo, e poderá juntamente proteger os Investimentos públicos e privados.

O MUNÍCIPE ESTÁ EM PRIMEIRO LUGAR – DISSE EMÍDIO XAVIER

Em uma conversa que durou mais de uma hora de tempo, o Presidente do Conselho Municipal de Xai-Xai, afirmou que o munícipe está em primeiro lugar nos seus planos de governação, razão pela qual trabalha para melhorar a vida do mesmo. O edil defende ainda a necessidade do Governo Municipal caminhar lado a lado com os seus dirigidos para saber da situação de cada um destes. ” Promovemos audiências públicas onde envolvemos os munícipes na busca de soluções de problemas que estes enfrentam” garantiu o edil. Os nove meses do seu mandato já significam alguma coisa para os munícipes. O plano da reabilitação das escadas da praia está em uma das prioridades do Xavier. Este garantiu que os problemas da sua autarquia estão na sua cabeça e somente poderá conseguir dormir se estes estiverem em um estado avançado da sua solução.

A nossa equipe de reportagem foi ousada em visitar um dos bairros onde interagiu com os munícipes e estes deram o seu parecer sobre os projectos do seu edil. ” O edil Emídio está a trabalhar, são ainda nove meses e estamos a ver muitos problemas a serem resolvidos. Tem passado em todos os bairros e cria interação connosco, e com esta força e vontade de nos servir que ele têm, dentro de três anos poderá concluir com o seu manifesto eleitoral e ainda fazer muita coisa para o nosso bem-estar. Estamos muito felizes com ele e agradeceríamos que continuasse assim” – disse Ricardo Manhique, residente no bairro 2013.

NÃO PRECISO DE UM PCA PARA GERIR TRANSPORTE MUNICIPAL – AFIRMA EMÍDIO XAVIER

O edil da cidade acredita que com uma boa gestão dos transportes municipais, a autarquia poderá aumentar a renda e os autocarros para todos os bairros, mas para tal, este não precisa de um Director Geral ou Presidente do Conselho Administrativo de transportes pois, de acordo com as suas palavras estes necessitam de um salário alto e poderá se repetir o problema que o Município teve de uma grande dívida quando tentou gerir o transporte público. Neste momento, o Conselho Municipal conta com quatro autocarros e pretende aumentar para abranger todos outros bairros. A fonte diz ainda que a gerência dos transportes públicos deve ser inspirada no transporte semi-colectivo de passageiros que é de um privado mas através da gestão de um carro, o proprietário acaba adquirindo outros e aumenta o emprego.

Portanto, é um trabalho árduo que está sendo levado a cabo pela edilidade e que precisa-se de mais de 25 milhões de meticais para a construção de estrada para garantir a livre circulação de pessoas e bens. Estão neste momento a decorrer obras de reabilitação de algumas vias de acesso, em simultâneo está a decorrer a construção de raiz da estrada que vai ligar a praia com a EN1. Devido aos problemas de erosão, muito dinheiro será necessário pois, esta é uma estrada que vai passar pelo bairro 2013 um bairro com grandes problemas de erosão devido à sua localização geográfica. É através da facilitação de pessoas e bens que Emídio acredita em um rápido crescimento económico e social. Por outro lado, a área agrária é um dos sectores que recebe um carinho do edil, e deste trabalho três casas agrárias beneficiaram-se de insumos agrícolas fornecidos pelo Conselho Autárquico. Xavier garante que não há falta de comida na sua autarquia pois, os seus munícipes estão empenhados na área agrária.

Por: Bernardo Guambe

Ajude-nos a crescer. Sua ajuda conta muito para nó
1.086

×

Olá!

Envie sua notícia ou informação pelo WhatsApp, é seguro e sigiloso. Pode confiar ou envie-nos um e-mail para redaccao@jornalvisaomoz.com

× REPÓRTER É VOCÊ. ESCREVA-NOS AGORA!
%d bloggers like this: