EDM: debate Sobre Roubo e vandalização do sistema Eléctrico

A África austral enfrenta um défice de energia na ordem de cerca de 10 megawatts, o problema que já provocou o adiamento de execução de diversos projetos de desenvolvimento socioeconómicos na região deverá ser erradicado a médio prazo.

O maior défice Energético Constado na SADC ocorre na África do Sul e a maior potência econômica da região, situação que compromete indiretamente o Desenvolvimento Regional, a África Austral e enfrenta entre os estados-membros interligados um défice de energia na ordem de 7 gigawatts. 

Moçambique poderia suprir o Défice com a construção e operacionalização da Barragem Hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa, projectada para gerar 1500 megawatts.

 

Segundo  Luis Lage Responsável pela Direcção de Operação de Mercado da EDM disse que “existem ainda 3 países que ainda não estão ligados a rede da SAPP, no entanto para os países interligados a um défice, a situação geracao cerca de 7 gigawatts, e no caso de moçambique se posiciona como um exportador particularmente é um país com excedente de energia e consegue vender no mercado, e o défice existente e uma oportunidade para novos investimentos para os investidores que estejam interessados em produzir energia para vender ao nível internacional e nacional aí está a oportunidade” Avançou Luís Lage Responsável pela Direcção de Operação de Mercado da EDM

Moçambique 59° Reunião Geral da SAPP  um organismo Internacional com sistema combinado representado com empresas de Electricidade.

No encontro de Maputo debate-se temas da região do processo de internacionalização de energia ao Malawi Moçambique, Tanzânia e Angola são outros países ainda por interligar.

Questões Ambientais sobre o roubo e vandalização do sistema eléctrico estão no foco dos debates.

” A questão aqui é termos uma abordagem conjunta e também Institucional para incluir outros setores do gênero, sistema de transportes e Comunicações que gere controles portuárias que é para eliminar o mercado destes materiais não só olhar quem vandaliza mais também olhar o mercado deste material, se nós conseguimos combater o circuito “.  Disse o pelouro desta Direção. 

O encontro da SAPP deverá rolar os aspectos a serem aprovados a nível executivo e de seguida na reunião da SADC em Novembro próximo.

De referir que o econtro reúne cerca de 160 Delegados de todas as empresas congéneres de electricidade, membros da SAPP, para discutir matérias de interesse regional no sector eléctrico.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.