A África austral enfrenta um défice de energia na ordem de cerca de 10 megawatts, o problema que já provocou o adiamento de execução de diversos projetos de desenvolvimento socioeconómicos na região deverá ser erradicado a médio prazo.
O maior défice Energético Constado na SADC ocorre na África do Sul e a maior potência econômica da região, situação que compromete indiretamente o Desenvolvimento Regional, a África Austral e enfrenta entre os estados-membros interligados um défice de energia na ordem de 7 gigawatts.
Moçambique poderia suprir o Défice com a construção e operacionalização da Barragem Hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa, projectada para gerar 1500 megawatts.
Segundo Luis Lage Responsável pela Direcção de Operação de Mercado da EDM disse que “existem ainda 3 países que ainda não estão ligados a rede da SAPP, no entanto para os países interligados a um défice, a situação geracao cerca de 7 gigawatts, e no caso de moçambique se posiciona como um exportador particularmente é um país com excedente de energia e consegue vender no mercado, e o défice existente e uma oportunidade para novos investimentos para os investidores que estejam interessados em produzir energia para vender ao nível internacional e nacional aí está a oportunidade” Avançou Luís Lage Responsável pela Direcção de Operação de Mercado da EDM
Moçambique 59° Reunião Geral da SAPP um organismo Internacional com sistema combinado representado com empresas de Electricidade.
No encontro de Maputo debate-se temas da região do processo de internacionalização de energia ao Malawi Moçambique, Tanzânia e Angola são outros países ainda por interligar.
Questões Ambientais sobre o roubo e vandalização do sistema eléctrico estão no foco dos debates.
” A questão aqui é termos uma abordagem conjunta e também Institucional para incluir outros setores do gênero, sistema de transportes e Comunicações que gere controles portuárias que é para eliminar o mercado destes materiais não só olhar quem vandaliza mais também olhar o mercado deste material, se nós conseguimos combater o circuito “. Disse o pelouro desta Direção.
O encontro da SAPP deverá rolar os aspectos a serem aprovados a nível executivo e de seguida na reunião da SADC em Novembro próximo.
De referir que o econtro reúne cerca de 160 Delegados de todas as empresas congéneres de electricidade, membros da SAPP, para discutir matérias de interesse regional no sector eléctrico.
Descubra mais sobre Jornal Visao Mocambique
Subscribe to get the latest posts sent to your email.