Connect with us

Economia

EDM destaca projectos estruturantes para o reforço do acesso à energia em Moçambique

Published

on

Durante o painel intitulado à rumo a um Futuro Energético Seguro: Expandir o Acesso Sustentável, Erradicar a Pobreza Energética e Reforçar a Industrialização em Moçambique e na Região”, Luís Ganje, Administrador Executivo para o Desenvolvimento de Negócios da Electricidade de Moçambique (), destacou os principais desafios e iniciativas em curso para garantir o acesso universal à energia no .

“Existe um desafio significativo relacionado com o reforço da rede eléctrica, de modo a responder à crescente procura gerada pelo acesso universal. Neste sentido, estamos a desenvolver vários projectos de infra-estrutura de transmissão e distribuição para assegurar essa complementaridade”, afirmou Ganje.

Segundo o mesmo responsável, existem igualmente iniciativas relevantes no sector da geração de energia, que se encontra actualmente mais liberalizado.

Advertisement

“Convidamos os parceiros a abraçarem este desafio e a desenvolverem projectos, tanto na área das energias renováveis como em soluções técnicas mais convencionais. No contexto da transição energética, consideramos o natural como a principal fonte de transição, permitindo inclusive uma maior penetração das renováveis”, acrescentou.

Ganje sublinhou ainda o potencial hídrico do país, que será explorado no âmbito da meta de acesso universal à energia até 2030.

Principais projectos em curso

Ao ser questionado sobre os projectos prioritários nas áreas de geração e transmissão de energia, Luís Ganje apontou a Central Térmica de Temane, com uma capacidade instalada de 450 MW. O empreendimento, actualmente em fase de construção, teve o seu cronograma de entrega ajustado para , devido a atrasos provocados por fenómenos naturais, nomeadamente o Ciclone Filipo.

Advertisement

“Trata-se da maior central a gás natural alguma vez construída em Moçambique”, enfatizou o administrador.

Outro projecto estruturante mencionado foi o de Mphanda Nkuwa, uma central hidroeléctrica a ser erguida no rio Zambeze, a jusante da Barragem de Cahora Bassa.

Na componente de transmissão, Ganje referiu-se à construção da espinha dorsal do sistema eléctrico nacional, com realce para as linhas Maputo–Temane– e Maputo–Temane–Matambo. A primeira fase, correspondente à linha Maputo–Temane, com cerca de 600 quilómetros, foi concluída em Novembro do ano passado, em coordenação com o projecto da Central Térmica de Temane.

Advertisement

Sobre a MMEC

De referir que a edição 2025 da Mining and Energy Conference (MMEC) reúne representantes governamentais, empresários, académicos, reguladores e parceiros internacionais de desenvolvimento. Os temas em debate incluem o financiamento de infra-estruturas energéticas, a valorização local de minerais, o papel da energia nos sectores da agricultura e do , bem como a criação de corredores industriais transfronteiriços.

Advertisement