Educação no país: Há livros de distribuição gratuita em mãos alheias em Nampula

Educação no país: Há livros de distribuição gratuita em mãos alheias em Nampula  - O sector da educação em Nampula mostra-se preocupado com os livros de distribuição gratuita, que se encontram fora das escolas e nas mãos alheias em diversas parte da província.

Educação no país: Há livros de distribuição gratuita em mãos alheias em Nampula  – O sector da educação em Nampula mostra-se preocupado com os livros de distribuição gratuita, que se encontram fora das escolas e nas mãos alheias em diversas parte da província.

Paralelamente a esta situação, o director adjunto da Direcção Provincial da Educação e Desenvolvimento Humano-D.P.E.D.H de Nampula, garantiu mão dura contra todo aquele que for encontrado com livros de distribuição gratuita fora do circuito escolar. 

“Se existe um livro que está fora da escola, está fora do nosso controlo, mas nós temos uma equipa multissetorial que foi criada a partir do Ministério da educação e desenvolvimento humano em conjunto com a Polícia da República de Moçambique, para verificar esta situação e responsabilizar os infractores”, Disse Cardoso Bacar, director adjunto da D.P.E.D.H de Nampula.

Para além das medidas previstas aos prevaricadores de modo a estancar a prática, Cardoso Bacar afirmou que o sector que dirige tem todo o registo dos livros de distribuição gratuita, alertando os gestores das escolas para verificar, terem atenção no registo, no acto de distribuição às crianças à  ponto que tenham melhor justificação. 

Entretanto, a responsabilidade desta anomalia começa a partir dos gestores das escolas caso os inspetores do sector constatarem que os livros não foram distribuídos na totalidade.

Educação no país: Há livros de distribuição gratuita em mãos alheias em Nampula  Bacar afirmou que a taxa de conservação dos livros a nível da província de Nampula é muito menor, nas classes em que os livros, não são LIVROS-CADERNOS, por exemplo, a taxa é muito baixa. 

A intenção do sector, segundo Cardoso, era de todo o aluno do ensino primário tivesse um Kit completo para todas classes.

Entretanto, a existência de livros de distribuição gratuita fora das escolas acresce mais a preocupação do sector de educação e, os dirigentes neste ponto do país dizem que medidas de vigilância e combate aos prevaricadores foram traçadas. 

Educação no país: Há livros de distribuição gratuita em mãos alheias em Nampula  A fonte falava à  margem do Seminário regional de capacitação dos directores das escolas secundárias, que decorreu na cidade de Nampula de 11 à 13 de Março corrente.

Eduardo Macário, Secretário Permanente-SP, que procedeu a abertura do seminário em representação do Secretário do Estado-SE da província, disse que há muito que o ensino secundário clamava do encontro de gênero, e apelou aos gestores das escolas secundárias, fizessem bom uso daquele momento ímpar da carreira profissional, para o bem do país.

Educação no país: Há livros de distribuição gratuita em mãos alheias em Nampula  Macário fortificou reconheceu que,  o sistema educativo, possui bons indicadores para a superação dos constrangimentos conjunturais que se verificam em todo o país, como é o caso de insuficiência de salas de aula e elevado do rácio aluno-professor, factores que originam à sobrecarga dos profissionais de educação.

Entretanto, apesar destas dificuldades, “encontramos sempre mecanismos para ultrapassar essa situação e convencer a sociedade que estamos a trabalhar”, afirmou Eduardo Macário, SP de Nampula. 

De acordo com a fonte, o governo continua a trabalhar para o desenvolvimento não só do sector de educação, mas de todo o país que, espera por uma boa informação tanto dos gestores, professores assim como dos alunos, de modo a responder os anseios da população. 

Educação no país: Há livros de distribuição gratuita em mãos alheias em Nampula 

Importa salientar que o SP da província de Nampula,  referiu que um país que se preze, investe na educação. E, segundo suas palavras, Moçambique tem investido no sector da educação, apesar dos problemas conjunturais por si mencionados.  

No seminário participam todos os directores das escolas secundárias das províncias de Nampula, Cabo Delgado, Niassa e Zambézia.

 

 

575

Propriedade de Edições do Jornal Visão, Registado na República de Moçambique em Dezembro de 2016 no Gabinete de Informação, Instituição de Tutela sobre o sector da comunicações e radiodifusão com procedimentos dos ministérios da Justiça, Interior, Comércio e Indústria e dos Transportes e Comunicações. Publicações Semanais por PDF e diárias através do Website www.jornalvisaomoz.com. Notícias de Moçambique e do mundo na hora certa, com factos e argumentos fiáveis e credíveis.

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie-nos um e-mail para admin@jornalvisaomoz.com

× DENUNCIE SEM MEDO AGORA!
%d bloggers like this: