A Ministra da Cultura e Turismo Etelvina Materula, desafia o sector de Agentes de viagens a apostar mais no turismo Doméstico para o Desenvolvimento do Sector no país.
Materula fez esta abordagem nesta terça-feira em Maputo, no encontro que marca a passagem de 20 anos da criação da Associação dos Agentes de Viagens e Operadores Turísticos de Moçambique.
A Dirigente disse na ocasião que o momento que o país vive, é para muito especial para os cidadãos nacionais e estrangeiros residentes e visitantes, pois “estes escolhem as belezas da Pérola do Índico para passarem a quadra festiva e desfrutarem do nosso Mosaico cultural, pelo que queria aqui exortar a todos os agentes de viagens e operadores turísticos a intensificar a promoção da marca Moçambique, que é um elemento importante da promoção do nosso país”, apelou a dirigente.
Para a Ministra da Cultura e Turismo, a marca Moçambique, confere ao país uma autenticidade própria enquanto destino turístico de eleição, desafiando simultaneamente a melhoria dos serviços de qualidade e da oferta turística nacional.
“Queria aproveitar a oportunidade para desafiar o sector de viagens a continuar apostando de forma convicta na promoção do turismo doméstico de modo a tornar o sector mais resiliente, e aumentar as receitas bem como reduzir a ociosidade, disponibilizando no mercado, pacotes turísticos atraentes e com desconto para os nacionais, pois foram estes que disponibilizaram e asseguraram a continuidade das operações no sector num momento mais crítico da covid 19”, disse a Ministra da Cultura e Turismo Eldevina Materula.
Em resposta ao desafio da Ministra, o presidente da Associação da Agência de Viagens e Operadores Turiscos de Moçambique prometeu trabalho no sector.
“Esse é nosso objectivo, trabalhar no sentido de promover o Turismo Doméstico, e promover Moçambique como um destino além fronteiras, mas não só para o estrangeiro como também aqui internamente para os nacionais. O plano já tínhamos para ser feito com muita força mas, infelizmente o covid não permitiu, e agora vamos trabalhar no sentido de promover com muita força o turismo doméstico”, refere e sustenta que para a coisa funcionar requere-se mudanças e Moçambique volte a estar nos nomes cimeiros mundialmente`disse Noor Momad Presidente da (AVITUM)
Noor Momad prevê uma subida na demanda dos voos, acreditando que em 2023 o sector estará mais atraente.
`”Nós estivemos dois anos inativos, e agora se bem que ainda timidamente, estamos a tentar voltar, e esta foi uma pequena amostra daquilo que nós somos e daquilo que somos capazes e daquilo que vamos voltar a ser”, refere Noor Molas.
O nosso interlocutor, diz que no passado os encontros que tinham eram muito maiores, “agora estamos a iniciar de propósito, queremos iniciar timidamente, e crescendo, acreditamos que o próximo ano será diferente e estaremos com mais força e seremos mais ‘agressivos’, referiu.
De referir que neste encontro a Ministra da Cultura e Turismo Etelvina Materula, foi oferecida um big fivers que simboliza a cultura do turismo, e contou com a presença de líderes de opinião do sector de Agências de Viagens e quadros da DINATUR, e INATUR.
Descubra mais sobre Jornal Visão Moçambique
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.