Connect with us

Visão Notícias

Em período de veda na Zambézia: Mais de 20 toneladas do pescado apreendidas

Published

on

As autoridades de fiscalização de pescado na província da Zambézia, apreenderam duas viaturas sem nenhuma documentação regularizada, contendo 176 sacos de peixe e 79 sacos de peixe e camarão, com destino à Nampula e distrito de Morrumbala respectivamente, cuja captura está proibida desde Novembro, devido ao período de veda em vigor.

Da quantidade, estima-se 22 toneladas em duas viaturas e a sua apreensão deu-se esta Quarta-feira (18) no distrito de Mopeia, na sequência da actividade de fiscalização pesqueira por parte de fiscais de pesca e Polícia Costeira Lacustre e Fluvial (PCLF), desta parcela do país no âmbito do seguimento das medidas de defeso e veda 2022 – 2023 em curso.

Advertisement

Esta é a segunda vez que as autoridades de fiscalização, apreende o tipo de pescado em menos de duas semanas, sendo o outro caso aconteceu na semana finda num camião que sai da Beira com destino a Nampula, com quantidade de 20 toneladas. Esta viatura saiu a dois dias mediante pagamento de multa no valor de 1 milhão de meticais.

O chefe da fiscalização da pesca, nos Serviços Provinciais de Actividades Económicas da Zambézia, Augusto Dongo, confirmou o facto e disse a apreensão das últimas duas viaturas aconteceram em plena actividade de fiscalização rotineira, onde os fiscais surpreenderam condutores quando tentavam passar disfarçadamente nos postos de controle.

Advertisement

Dongo, explicou que a pesca decorreu ao longo da Delta do rio Zambeze, distrito de Luabo e sendo zonas mais restritas, como e no caso de Mangondo e Chinde onde os pescadores praticavam suas actividade normalmente, daí que, segundo a fonte, houve a necessidade de se aumentar a política de fiscalização que culminou com sucesso.

Questionado sobre o passo a seguir, a fonte, garantiu que há dois aspectos a considerar, cujo primeiro é multa ao transportador num valor avaliado em 6 salários mínimos da nova tabela salarial correspondente a 52 mil 548 meticais e depois colocar em hasta pública o produto. “Cabe aos donos do produto comprar ou não” — fez saber Dongo.

Advertisement

Segundo as autoridades da Zambézia, com esta quantidade dos dois camiões, sobe para 42 o número de toneladas apreendidas na posse de diverso pescado só para o mês em curso (Janeiro).

Sabe-se que nos donos do pescado ora apreendido, há renitência no pagamento da multa ou recompra, cujo valor mínimo em cada saco é de 5 mil meticais.

Advertisement
Continue Reading
Advertisement