Connect with us

Política

Encarregados de educação detidos em Boane foram confundidos com membros do Podemos

Published

on

Encarregados de educação detidos em Boane foram confundidos com membros do Podemos

Boane, Moçambique – 10 de Fevereiro de 2024: Vários encarregados de educação foram detidos em Boane enquanto contestavam o aumento das tarifas de matrícula. Os detidos relatam terem sido transportados em condições desumanas e passaram a noite em celas imundas, sofrendo maus-tratos e agressões físicas por parte das autoridades.

Segundo testemunhos, os encarregados de educação foram confundidos com membros do partido Podemos e detidos sem qualquer prova ou indício de envolvimento político. “Nós fomos confundidos com membros do Podemos, mas ninguém tinha sequer uma t-shirt do partido. Fomos levados sem direito a defesa”, relatou um dos detidos.

Advertisement

Os cidadãos detidos denunciaram que ficaram amontoados num espaço insalubre, onde contraíram ferimentos ligeiros, cujas sequelas ainda persistem. Alguns afirmaram que, devido à situação, perderam o apetite e sofreram abalos emocionais. “O sofrimento maior foi durante o transporte, fomos tratados como criminosos”, disse um dos encarregados.

A situação gerou revolta entre a população local, levando a confrontos entre moradores e agentes do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC). A tensão aumentou a ponto de o comandante da polícia local tentar intervir para acalmar os ânimos, mas sem sucesso.

Advertisement

Vale recordar que, durante os protestos de Janeiro, três viaturas foram incendiadas na sequência da detenção de pais e encarregados de educação que exigiam esclarecimentos sobre o agravamento das taxas de matrícula. A contestação continua, e os detidos esperam por um esclarecimento oficial sobre o ocorrido.

Advertisement