Ícone do site Jornal Visão Moçambique

Entenda como e porquê na Etiópia o natal foi celebrado no sábado e o ano novo só em setembro

A primeira razão tem   a ver com o facto de o calendário etíope possuir 13 meses , isso porque deferentemente da maioria dos países cristãos como caso de Moçambique   onde usa-se o calendário  gregoriano , ajustado no século  VI pelo papa Gregório   XIII  ,  na Etiópia usa-se  um calendário chamado  eritreu onde   a contagem dos tempos começa literalmente a partir do nascimento de Jesus Cristo .   Isto  faz com que   a Etiópia   tenha sete anos e 8 meses de atraso em comparação com os outros países do mundo latino .   Já o ano novo, calha nos dias 11 de setembro ou 12 do mesmo ano no caso de anos bissextos.

 

Como decorrem as festividades  ?         

 

No segundo país mais populoso de África o natal é antecedido de jejum que começa no dia 25 de  novembro  até sete de janeiro . Durante este processo os cristãos não comem carne  nem consomem bebidas alcoólicas  com alguns a fazer apenas uma refeição por dia. Assim como  em Moçambique  , o dia  é considerado da  família onde cada um procura estar na sua terra natal e os  peregrinos visitam as monumentais igrejas escavadas em rochas na cidade de Lalibela, um dos destinos turísticos mais procurados, mas a ida ao templo mais próximo é um programa sagrado para muitos.

Nas igrejas espalhadas pelo pais   decorrem vigílias  onde  as mulheres precisam cobrir os cabelos com uma espécie de echarpe branca com as pontas bordadas chamada netele, peça tradicional no guarda-roupa das etíopes.

Os homens costumam estar com o dorso envolvido em uma vestimenta tradicional branca chamada gabi, também feita de algodão, porém bem mais grossa e maior que a netele.

 

para além da Etiópia   seguem o mesmo modelo A Rússia e Ucrânia onde a maioria da população  é cristã ortodoxa .

 

Sair da versão mobile