Entregues mais salas de Aulas em Nkomane na Matola | Jornal Visão

Entregues mais salas de Aulas em Nkomane na Matola

São no total 5 salas  de aulas que foram entregues na manhã de Sexta- feira(08) a Escola Primária Completa de Nkomane na Autarquia da Matola, província de Maputo. A infraestrutura, vai   albergar cerca de 400 alunos divididos em turmas de 70 a 80  alunos cada.

Entregues mais salas de Aulas em Nkomane na Matola

São no total 5 salas  de aulas que foram entregues na manhã de Sexta- feira(08) a Escola Primária Completa de Nkomane na Autarquia da Matola, província de Maputo. A infraestrutura, vai   albergar cerca de 400 alunos divididos em turmas de 70 a 80  alunos cada.

É mais um sonho realizado para os alunos daquele estabelecimento de ensino que perdiam aulas em épocas de chuvas chegando também a sofrer em caso de calor intenso. A escola foi contruida pela inciativa do Governo do Japão, no âmbito do seu Programa de Assistência para Projectos Comunitários e Segurança Humana/ Grant Aid for Grassroots Program (GGP).São no total 5 salas  de aulas que foram entregues na manhã de Sexta- feira(08) a Escola Primária Completa de Nkomane na Autarquia da Matola, província de Maputo. A infraestrutura, vai   albergar cerca de 400 alunos divididos em turmas de 70 a 80  alunos cada.

Na ocasião da entrega da Escola, Shintaro Torigoe do Sector de Economia  e  Cooperação relatou que a infraestrutura é uma doação da embaixada do Japão cumprindo-se desta forma um acordo assinado entre as partes há sete meses.

São no total 5 salas  de aulas que foram entregues na manhã de Sexta- feira(08) a Escola Primária Completa de Nkomane na Autarquia da Matola, província de Maputo. A infraestrutura, vai   albergar cerca de 400 alunos divididos em turmas de 70 a 80  alunos cada.A fonte frisa que esta é uma Riqueza do bairro de Nkomane e apela que o empreendimento seja mantido em ordem e Limpo e bem aproveitado pelas Crianças e que sirva para as futuras gerações. E para que isso aconteça segundo Shintaro, é preciso que os pais e mães,  encarregados de educação, alunos e professores tenham responsabilidade de cuidar do edifício.

“Acreditamos  no sucesso desta Escola,  pois á Educação é fundamental para um país, todas ás crianças, devem ter  mesmas oportunidades de aprender, conhecimento é saber fazer, é conheçer o caminho, por isso meninas e meninos estudem muito bem, pois vocês são o futuro de Moçambique”, disse a fonte.

O edil da cidade da Matola, Calisto Cossa, na sua intervenção, disse que a edificação destas salas irá permitir libertar cerca de 15 turmas de estudantes, os quais tinham que assistir as aulas ao relento.

“Esta iniciativa que Associação Moçambicana para o  Desenvolvimento Concertado-AMDC nos trás  demonstra o comprometimento do Governo de Moçambique para a melhoria da educação. Portanto o nosso  desafio é contribuir e continuar á privilegiar o contacto com a comunidade e sensibilizando para o melhor cuidado, tratamento desta e de outras infraestruturas educaionais, porque só com o contributo de todos teremos um país e uma província desenvolvida  e a Cidade da Matola que todos Queremos” frisou Cossa.

Por outro lado Gilda Jossias em representação da Associação Moçambicana para o  Desenvolvimento Concertado-AMDC, disse que é um marco grande por que não há melhor desafio de receber dinheiro e comprometer-se a fazer uma obra e esta obra sair da melhor forma. “Por isso é um significado grande do comprimento e experiência da organização que está contribuir para o desenvolvimento do nosso país em participar da área da educação” avança.

A fonte apela para que haja mais um pouco de disciplina para manutenção da infraestrutura sendo que os professores devem também se empenhar para esse contributo, “por que esta infraestrutura não é só para os alunos cá presentes mais sim para á futura geração”, relatou Gilda Jossias.

Recordar que esta  a Escola Primária de Nkomane foi construída em 2007 como sala anexa do Kilómetro 15,  e 12 mais tarde passa a contar com 15 salas de Aulas,  e tendo sido inaugurada na última sexta-feira(08) onde contou com a presença de representantes da Associação Moçambicana para Desenvolvimento Concertado (AMDEC), Líderes Comunitários, Conselho Autárquico da Matola, MINEDH, alunos e comunidade da zona de Nkomane.

1.052

Propriedade de Edições do Jornal Visão, Registado na República de Moçambique em Dezembro de 2016 no Gabinete de Informação, Instituição de Tutela sobre o sector da comunicações e radiodifusão com procedimentos dos ministérios da Justiça, Interior, Comércio e Indústria e dos Transportes e Comunicações. Publicações Semanais por PDF e diárias através do Website www.jornalvisaomoz.com. Notícias de Moçambique e do mundo na hora certa, com factos e argumentos fiáveis e credíveis.

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

One thought on “Entregues mais salas de Aulas em Nkomane na Matola

Comments are closed.

×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie-nos um e-mail para admin@jornalvisaomoz.com

× DENUNCIE SEM MEDO AGORA!
%d bloggers like this: