dom. nov 17th, 2024
Escola Superior de Guerra firma acordos em Portugal

A Escola Superior de Guerra formalizou,  dia 16 de outubro, em Lisboa, acordos de cooperação com duas instituições portuguesas: o Instituto Universitário Militar (IUM) e o Instituto da Defesa Nacional (IDN).

As assinaturas do Protocolo de Intenções e do Memorando de Entendimento ocorreram em cerimônias distintas, nas respectivas instituições, com a presença de seus representantes: a Diretora do IDN, Profª Drª Isabel Alexandra Ribeiro Gomes Ferreira Nunes Van Nieuwburg; o Comandante do IUM, Tenente-General Hermínio Teodoro Maio; e o Comandante da ESG, Vice-Almirante Marcelo Menezes Cardoso.

Os acordos firmados entre as instituições objetivam a promoção de Cooperação Acadêmica e Científica nas áreas de Defesa e Segurança. Estão previstas a organização de seminários, cursos e conferências, a troca de publicações especializadas e a realização de pesquisas conjuntas. Os acordos incentivam, ainda, o intercâmbio de docentes e discentes, visando ao fortalecimento dos laços acadêmicos e culturais entre Brasil e Portugal.

Escola Superior de Guerra firma acordos em Portugal

Os acordos preveem a criação de comitês coordenadores, que serão responsáveis por supervisionar e acompanhar as atividades conjuntas, garantir a implementação eficaz das iniciativas propostas e facilitar o diálogo contínuo entre as partes, contribuindo para o aprimoramento das capacidades estratégicas e operacionais das Forças Armadas de ambos os países.

“A assinatura desse Memorando de Entendimentos, vem a formalizar uma Cooperação que já existe  há bastante tempo entre as duas Instituições: a Escola Superior de Guerra e o Instituto de Defesa Nacional português. Então  por meio desse documento nós pretendemos estabelecer um programa de trabalhos e fomentar um intercâmbio de professores, e de alunos dos nossos cursos, fomentar a realização de seminários em conjunto entre as duas instituições por meio da internet de forma online e com isso nós teremos uma fonte de consulta internacional de relevância com um país que tem muitas similaridades com o Brasil e que faz parte de uma das principais organizações militares que é a OTAN. Portanto, sob o ponto de vista da área de Defesa, nos é muito interessante. Por isso a importância da assinatura desse documento da aproximação dos dois Institutos”, comentou o Vice-Almirante, Cardoso, Comandante da ESG.

Escola Superior de Guerra firma acordos em Portugal

Facebook Comments


Descubra mais sobre Jornal Visão Moçambique

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Related Post

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Descubra mais sobre Jornal Visão Moçambique

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading