Estão Criadas Todas as Condições Objectivas e Materiais para a Votação amanhã dia 15 de Outubro

Estão Criadas Todas as Condições Objectivas e Materiais para a Votação amanhã dia 15 de Outubro –  Ana Chemane, Presidente da Comissão Nacional de Eleições da Cidade de Maputo, em uma conferência de imprensa realizada hoje (14 de Outubro) no STAE da Cidade de Maputo com o objectivo de dar a conhecer o nível de preparação em que os órgãos se encontram em matéria de votação para o próximo dia 15 de Outubro.Afirmou a presidente que os Órgãos de Gestão Eleitoral na Cidade de Maputo estão bem preparados, e tem criadas as condições Objectivas e Materiais para que as eleições sejam livres, justas, transparentes e acima de tudo credíveis.

A convicção na credibilidade desse processo segundo a presidente reside no facto de ter-se actualizado ainda este ano o recenseamento eleitoral, e ter-se formado devidamente todas as equipes envolvidas no processo graças à interacção com os mandatários dos partidos políticos para a observância dos prazos da actividade eleitoral e da lei eleitoral, promovido a campanha de Educação Cívica eleitoral e no fim a recepção do material de votação.

De referir que para o escrutínio de amanhã (15) estão inscritos 701.184, eleitores distribuídos pelos sete distritos municipais da Cidade de Maputo, formados 14 Formadores Nacionais que por sua vez, formaram 216 Formadores Províncias de membros de mesas de votos.

Os 216 Formadores Províncias, formaram em dez dias, 6.867 Membros de Mesas de Assembleias de Voto que estão distribuídos da seguinte forma por Distritos:

Distrito Municipal KaMpfumu terá um total de 637, para 91 assembleias;

Distrito Municipal Nhlamakulo, 910 para 130 assembleias;

Distrito Municipal KaMaxakeni 1.127, para 161assembleias;

Distrito Municipal kaMavota 2.009, para 287 assembleias;

Distrito Municipal Ka Mumbukwana 1, 918, para 274 assembleias;

Distrito Municipal Ka Tembe 210, para 30 assembleias e;

Distrito Municipal Ka Nyaka com 63, para 9 assembleias.

Quanto a garantia da observação eleitoral, nos termos da Lei n°8/2013, de 27 de Fevereiro alterada e Republicada pela Lei n° 2/2019, de 31 de Maio na Cidade de Maputo foram credenciados um total de 1.066. Observadores nacionais, 32 Jornalistas e 4.506 Delegados de Candidaturas.

O processo de votação além dos observadores nacionais, contará também com a presença de observadores internacionais cujo número total não foi referido pelos órgãos.

Sobre a Recepção do Material de Votação para o dia 15/10/19

Ana Chemane sublinhou que a cidade de Maputo recebeu o material de votação no dia 12.10.19, tendo sido encaminhado para o armazém provincial, na companhia da Comissão de Organização das Operações Eleitorais (COOE), uma Comissão da CPE, que integra membros provenientes dos partidos políticos com assentos na Assembleia da República.

E ainda desde a manhã de hoje os kits de votação estão sendo distribuídos pelos Distritos Municipais da Cidade de Maputo.

Contudo a Cidade de Maputo conta com um total de 982 Mesas de Assembleias de Voto para atender a 701.184, eleitores inscritos, e das 982 Mesas 373 funcionarão em alpendres.

505

Propriedade de Edições do Jornal Visão, Registado na República de Moçambique em Dezembro de 2016 no Gabinete de Informação, Instituição de Tutela sobre o sector da comunicações e radiodifusão com procedimentos dos ministérios da Justiça, Interior, Comércio e Indústria e dos Transportes e Comunicações. Publicações Semanais por PDF e diárias através do Website www.jornalvisaomoz.com. Notícias de Moçambique e do mundo na hora certa, com factos e argumentos fiáveis e credíveis.

×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie-nos um e-mail para admin@jornalvisaomoz.com

× DENUNCIE SEM MEDO AGORA!
%d bloggers like this: