Estudantes ansiosos para retomada de aulas

Estudantes ansiosos para retomada de aulas

Estudantes ansiosos para retomada de aulas

No meio a tanta aflicção os estudantes do ensino secundário do país estão preocupados com o calendário escolar que foi interrompido pela covid-19.

EDITORIAL

Foi a 20 de Março que o Governo anunciou a entrada em vigor das medidas de prevenção da Covid-19 de forma rígida informando que a partir de 23 de Março e por um período de 30 dias todos alunos desde a pré até aos universitários devem ficar em casa, “não se trata de férias, mas sim de maneiras para a prevenção da pandemia do novo coronavírus”.

Deá para cá, há uma procura desenfreada de informações que ditem a retomada de aulas e para alguns estudantes maior preocupação está na disponibilização das matérias que andam em plataformas não muito claras e que não são de fácil acesso, o que remete a este grupo o envio desordenado de mensagens aos órgãos de comunicaºão digitais que tem serviços online de mensagens procurando saber algo sobre.

O Jornal Visão recebe em média 3 a 6 mensagens diárias de estudantes procurando saber de matérias da 9ª, 10ª e 12ª classes(pelo whatsapp).

As plataformas digitais que remotam há mais de 10 anos que o país canta sobre elas, neste momento são as mais valiosas pois podem socorrer o MINEDH e os jovens na continuidade dos estudos.

Neste momento, estão em vantagens os estudantes que cursaram sempre á distância pois nem o coronavírus muda suas rotinas se não o calendários das provas presenciais.

Embora ainda não exista uma data provável de retomada de aulas presenciais em Moçambique, o governo apela diariamente a continuidade no seguimento das recomendações para prevenção da covid-19, sob pena de não se ter aluno e nem população quando a pandemia passar.

Lavar as mãos com água e sabão regularmente, evitar aglomerações, diminuir viagens curtas e longas sem necessidade, distanciamento social que só deve ser feito para este momento de aflicção. O Estado de Emergência em vigor no país estende-se até ao dia 30m de Abril e a recomendação para os estabelecimentos comerciais de diversão é não aceitarem aglomeração e que mais cedo incerrem os locais.

O maior valor é a vida e neste momento o cuidado é responsabilidade individual e colectiva de todos cidadãos moçambicanos e residentes.

 

 

476

One thought on “Estudantes ansiosos para retomada de aulas

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: