Ícone do site Jornal Visão Moçambique

EUA aumentam assistência à vacinação para 11 países africanos

EUA estão aumentam assistência à vacinação para 11 países africanos

Por meio da Iniciativa para o Acesso Global a Vacinas, ou Global Vax, o governo de Biden fornecerá “apoio financeiro, técnico e diplomático intensivo” aos países africanos que recentemente mostraram capacidade de acelerar a adopção de vacinas, de acordo com um comunicado de Rebecca Chalif, porta-voz para a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.

A agência disse que seleccionou um grupo de países da África Subsaariana – Angola, Eswatini, Gana, Costa do Marfim, Lesoto, Nigéria, Senegal, África do Sul, Tanzânia, Uganda e Zâmbia, com base na carga de Covid-19 em suas populações, capacidade de seus sistemas de saúde, sua prontidão para administrar rapidamente doses de vacina na ausência de restrições de oferta e sua capacidade de implantar efectivamente investimentos adicionais dos EUA. A agência alocou 510 milhões de dólares para apoiar programas globais de vacinação, e mais da metade desse financiamento será alocado ao primeiro grupo de países africanos.

A iniciativa Global Vax começou em Dezembro para ajudar os países, particularmente os da África Subsaariana. Mesmo que os países africanos tenham recebido mais vacinas, muitos deles têm lutado para distribuí-las por causa da falta de congeladores de ultra-frio necessários para evitar que as doses expirem e por causa das dificuldades em entregá-las a cidades e distritos longínquos das cidades. A hesitação em vacinas e a desinformação também trouxeram problemas.

Com a assistência financeira adicional do governo Biden, esses 11 países africanos receberão “maior envolvimento e financiamento do governo dos EUA para avaliar rapidamente as necessidades e aumentar a taxa de vacinação, incluindo o apoio de especialistas aqui nos EUA e no campo”, disse o comunicado.

O mais recente apoio do governo dos EUA ocorre numa altura em que a Organização Mundial da Saúde está a enviar 42 especialistas para pelo menos 18 países africanos que enfrentam desafios na administração de vacinas. Por três a seis meses, e em alguns casos até um ano, esses especialistas devem ajudar países como Burundi, Etiópia e Moçambique no planeamento financeiro, gestão de estoques de vacinas e melhoria das medidas de saúde pública.

Actualmente, apenas 12% da população africana, ou 168 milhões de pessoas, foram totalmente vacinadas, de acordo com a OMS, com a África respondendo por apenas 3,5% das 10,3 bilhões de doses administradas globalmente.

Uma média de seis milhões de pessoas estão em processo de vacinação em África semanalmente, mas as autoridades de saúde dizem que é preciso aumentar o número para cerca de 36 milhões se o continente quiser atingir a meta compartilhada de vacinar 70% da população de todos os países até meados deste ano.

A disparidade no acesso a vacinas gerou controvérsia no ano passado, com líderes africanos e autoridades de saúde pública a acusar países ricos de comprar doses e fazer “zombaria da equidade das vacinas” ao administrar doses de reforço. O debate sobre a equidade, produção e distribuição de vacinas ganhou destaque esta semana, quando líderes europeus e africanos se reuniram em Bruxelas.

Na sexta-feira, o Director-geral, da Organização Mundial da Saúde Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que seis países africanos – Egipto, Quénia, Nigéria, Senegal, África do Sul e Tunísia, seriam os primeiros a ter acesso à tecnologia necessária para produzir vacinas de mRNA.

 

Presidente Cyril Ramaphosa da África do Sul saúda o compromisso

“Esta é uma iniciativa que nos permitirá fazer nossas próprias vacinas e isso, para nós, é muito importante”, disse Ramaphosa em comunicado. “Significa respeito mútuo, reconhecimento mútuo do que todos podemos trazer para a festa, investimento em nossas economias, investimento em infra-estrutura e, de muitas maneiras, retribuir ao continente.”

FONTE: New York Times

Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Sair da versão mobile