Connect with us

Mundo

EUA e Reino Unido desaconselham viagens a Moçambique devido a riscos de segurança

Published

on

**Alternative Text:** Mapa de Moçambique destacado, com alertas de segurança indicados para viajantes dos EUA e Reino Unido, mencionando riscos de criminalidade, manifestações e terrorismo.
EUA e Reino Unido desaconselham viagens a Moçambique devido a riscos de segurança

Moçambique continua na lista de países para os quais os governos dos Estados Unidos da América e do Reino Unido recomendam cautela ou reconsideração de viagem, devido a preocupações relacionadas com segurança, saúde pública e criminalidade.

Segundo a mais recente actualização do Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico, Moçambique está entre os países onde deslocações são consideradas arriscadas. Além de Moçambique, fazem parte desta lista países como Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Irão, Sudão e Líbano.

Advertisement

Por seu turno, o Departamento de Estado dos EUA mantém Moçambique no nível 3 do seu sistema de alerta para viajantes, de um total de quatro níveis, recomendando que os cidadãos americanos “reconsiderem viajar” ao país devido a distúrbios civis, criminalidade e ameaças terroristas.

Motivos do alerta

As autoridades americanas alertam que manifestações podem tornar-se violentas, frequentemente acompanhadas por pilhagens, vandalismo e destruição de propriedade, com uma resposta policial que pode incluir uso de munições reais e gás lacrimogéneo.

Advertisement

Além disso, crimes violentos, como assaltos e furtos, são recorrentes em áreas urbanas e turísticas. O Departamento de Estado recomenda que os cidadãos evitem zonas isoladas, sobretudo durante a noite.

Risco de terrorismo e restrições a deslocações

O governo americano alerta, ainda, que determinados distritos das províncias de Cabo Delgado e Nampula devem ser evitados devido à ameaça terrorista. A instabilidade naquela região tem resultado em ataques a comunidades, deslocações forçadas da população e ações militares.

Advertisement

Impacto nas viagens e turismo

Com estas recomendações, o sector do turismo em Moçambique poderá sofrer impactos significativos, uma vez que os Estados Unidos e o Reino Unido estão entre os principais emissores de turistas internacionais. As autoridades moçambicanas ainda não se pronunciaram oficialmente sobre as recentes actualizações nas listas de países sob alerta.

Advertisement