FAMÍLIAS VÍTIMAS DAS INTEMPÉRIES NAS CIDADES DA BEIRA E CHIMOIO BENEFICIAM DE CASAS

0
FAMÍLIAS VÍTIMAS DAS INTEMPÉRIES NAS CIDADES DA BEIRA E CHIMOIO BENEFICIAM DE CASAS

Os ciclones que se fizeram sentir em alguns distritos da província de Sofala, com destaque para cidade da Beira e distrito de Buzi, destruíram várias infra-estruturas públicas, privadas e habitações, deixando ao relento muitas famílias, que dia pós-dia, batalhão para reerguer as suas casas.

Motivadas pelo espírito solidário, a Associação Cocha Fernandes, em parceria com uma organização Russa, lançaram esta Terça-feira(24), no 16ª bairro da Manga, na Vila Massane, cidade da Beira, a primeira pedra para a construção de um total de 30 casas, para as famílias carenciadas que continuam a viver sem tecto, por conta de fenómenos naturais.

As 30 casas do tipo dois, estão ser construídas em vários bairros da Cidade da Beira e cada infra-estrutura está orçada em mais de 4.500 dólares americanos.

Um dos primeiros beneficiários, que viu sua casa destruída pelo ciclone Idai, em Março de 2019, de nome Francisco Guete, desempregado e pai de 6 filhos, manifestou a sua satisfação com a construção da sua nova casa e pediu para que o gesto das duas organizações não governamentais, continue, estendendo-se a mais pessoas que necessitam de habitação.

Segundo a financiadora do projecto e chefe do Departamento de Investimento para África(DIA), Marina Schmatova, o gesto surge no âmbito de melhorar as condições das famílias afectadas pelos eventos naturais, tendo garantido estar a mobilizar recursos juntos dos seus parceiros para a construção de mais residências resilientes, face às mudanças climáticas. 

Presente no acto, o Vereador para Área de Construção no Conselho Municipal da Beira, Augusto Manhoca, chamou atenção ao empreiteiro a construir residências face às mudanças climáticas e pediu cumprimento do prazo de entrega.

O projecto de Construção de habitações, destruídas pelas intempéries, será implementado nas cidades da Beira e Chimoio, nas províncias de Sofala e Manica, respectivamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *