Filho da Lúcia Ribeiro: Hipólito Ussene nega recebimento indevido de 561 milhões

Por: Dávio David

A empresa Mitra Energy, administrada pelo empresário Hipólito Michael Amad Ussene, filho da Presidente do Conselho Constitucional (CC), Lúcia Ribeiro, acaba de refutar categoricamente, o recebimento indevido de 561 milhões de meticais do Estado, no ano de 2024.

Através de um comunicado de imprensa, posto a circular, recentemente, a empresa afirma não constituir verdade, a notícia vinculada por alguns órgãos de comunicação social, sobretudo , no Canal de Moçambique, que fez manchete da edição desta semana.

Segundo o documento em alusão, a Mitra Energy S.A, esclarece publicamente, que os montantes recebidos em 2024, correspondem a créditos legítimos e legalmente reconhecidos pelo Estado moçambicano resultantes do Mecanismo de Compensação criado pelo Governo entre 2021-2023, no âmbito das variações internacionais do preço do petróleo, causadas pelo conflito militar russo-ucraniano.

Refere ainda, a fonte que temos vindo a citar que na qualidade de uma empresa dedicada à importação, armazenamento e distribuição de combustíveis líquidos e gasosos, juntamente com outras gasolineiras nacionais, à luz de acordo com o Governo, forneceu combustível à crédito ao Estado moçambicano, no período referido, entretanto, mantendo os preços de combustíveis abaixo custo, de modo, a viabilizar a economia nacional.

Neste sentido, esclarece ainda que a dívida do governo para com a Mitra Energy SA, cujo o montante foi recebido pela empresa está expressamente reconhecida na Adenda do Memorando de Entendimento, assinado entre as gasolineiras e o Governo de Moçambique, através do Ministério de Recursos Minerais e Energia e Direcção Nacional de Hidrocarbonetos (MIREME/DNHC).

“Este instrumento reconhece o direito da Mitra Energy SA à compensação e aos juros de Mora (Taxa MIMO) sobre a dívida acumulada durante anos transactos(…) O valor recebido foi formalmente solicitado as autoridades competentes e plenamente documentado”, lê-se no documento.

Outrossim, a mesma empresa explica ainda que a filha do antigo Presidente Filipe Nyusi, no caso, Cláudia Nyusi, associada na mesma notícia ” nem outro membro da família Nyusi integra, ou alguma vez, integrou a estrutura accionista da Mitra Energy SA”.

Refira-se que informações publicadas recentemente, pela imprensa, indicam que a filha “de Filipe Nyusi (Cláudia Nyusi) e o filho da Lúcia Ribeiro (Hipólito Michel Amad Ussene), por via de esquemas pouco claros, conseguiram obter das contas do Tesouro 561 milhões de meticais para os seus caprichos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.