Por: Dávio David
A empresa Mitra Energy, administrada pelo empresário Hipólito Michael Amad Ussene, filho da Presidente do Conselho Constitucional (CC), Lúcia Ribeiro, acaba de refutar categoricamente, o recebimento indevido de 561 milhões de meticais do Estado, no ano de 2024.

Através de um comunicado de imprensa, posto a circular, recentemente, a empresa afirma não constituir verdade, a notícia vinculada por alguns órgãos de comunicação social, sobretudo , no Canal de Moçambique, que fez manchete da edição desta semana.
Segundo o documento em alusão, a Mitra Energy S.A, esclarece publicamente, que os montantes recebidos em 2024, correspondem a créditos legítimos e legalmente reconhecidos pelo Estado moçambicano resultantes do Mecanismo de Compensação criado pelo Governo entre 2021-2023, no âmbito das variações internacionais do preço do petróleo, causadas pelo conflito militar russo-ucraniano.
Refere ainda, a fonte que temos vindo a citar que na qualidade de uma empresa dedicada à importação, armazenamento e distribuição de combustíveis líquidos e gasosos, juntamente com outras gasolineiras nacionais, à luz de acordo com o Governo, forneceu combustível à crédito ao Estado moçambicano, no período referido, entretanto, mantendo os preços de combustíveis abaixo custo, de modo, a viabilizar a economia nacional.
Neste sentido, esclarece ainda que a dívida do governo para com a Mitra Energy SA, cujo o montante foi recebido pela empresa está expressamente reconhecida na Adenda do Memorando de Entendimento, assinado entre as gasolineiras e o Governo de Moçambique, através do Ministério de Recursos Minerais e Energia e Direcção Nacional de Hidrocarbonetos (MIREME/DNHC).
“Este instrumento reconhece o direito da Mitra Energy SA à compensação e aos juros de Mora (Taxa MIMO) sobre a dívida acumulada durante anos transactos(…) O valor recebido foi formalmente solicitado as autoridades competentes e plenamente documentado”, lê-se no documento.
Outrossim, a mesma empresa explica ainda que a filha do antigo Presidente Filipe Nyusi, no caso, Cláudia Nyusi, associada na mesma notícia ” nem outro membro da família Nyusi integra, ou alguma vez, integrou a estrutura accionista da Mitra Energy SA”.
Refira-se que informações publicadas recentemente, pela imprensa, indicam que a filha “de Filipe Nyusi (Cláudia Nyusi) e o filho da Lúcia Ribeiro (Hipólito Michel Amad Ussene), por via de esquemas pouco claros, conseguiram obter das contas do Tesouro 561 milhões de meticais para os seus caprichos”.



