Gasolina passa a ser vendida por cerca de 93 meticais em Moçambique

0

O Autoridade Reguladora de Energia – AREN anunciou no final da tarde desta segunda-feira, 23, que a partir de terça-feira, 24 de Maio, os preços de combustíveis a vigorar passam dos actuais 77,39 MT/L para 83,30MT/L nas cidades de Maputo e Matola e para 92,54MT/L para o distrito de Milange na Zambézia. Os preços referidos para as cidades de Maputo e Matola, continuam os mais baixos quando comparados com outros locais na província e do país, dando exemplo da Catembe e Namaacha onde o litro da Gasolina será vendido por cerca de 84MT.

O petróleo de iluminação passou dos 50,16MT/L para 71,48MT/L. Mesmo com a elevação dos combustíveis, justificada pela retirada da responsabilidade do governo em subsidiar as gasolineiras, após a pressão do doador FMI, a AREN, diz que os preços praticados actualmente ainda estão aquém das expectativas e de competir com os mercados vizinhos que vendem o litro da gasolina a uma valor aproximado de 123MT.

O quilo do gás de cozinha (GPL) passa de 80,49 meticais para 85,53 e o gás natural veicular (GNV) aumenta de 37,09 meticais para 40,57 meticais.

A anterior mexida nos preços dos combustíveis em Moçambique aconteceu há 65 dias(17.03.2021), quando a AREN, anunciou subidas, reflectindo a subida do preço do barril de crude que já se verificava na altura e que, entretanto, disparou com a ofensiva militar russa na Ucrânia.

PRECOS DISTRITOS - NACIONAL_2022.05.24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Activar notificações Sim Não, obrigado