Gaza em Foco: CONSELHO AUTÁRQUICO DE XAI-XAI APOIA CERCA DE 3000 FAMÍLIAS EM PRODUTOS ALIMENTARES

Gaza em Foco: CONSELHO AUTÁRQUICO DE XAI-XAI APOIA CERCA DE 3000 FAMÍLIAS EM PRODUTOS ALIMENTARES

CONSELHO MUNICIPAL DE XAI-XAI APOIA CERCA DE 3000 FAMÍLIAS EM PRODUTOS ALIMENTARES


Com a pandemia a deixar muitas famílias sem possibilidades para conseguirem pão devido às limitações para a circulação de pessoas e a paralisação de muitos negócios, a autarquia de Xai-Xai na província de Gaza sob o comando de Emídio Xavier, apoiou mais de três mil famílias em sextas básicas em vários bairros da cidade.

Emídio Xavier numa conversa com a nossa equipa de reportagem na última sexta-feira no âmbito das comemorações do dia das Forças Armadas de Moçambique mostrou-se muito indignado com a falta de recursos pois, de acordo com as suas declarações o problema está a criar embaraço na gestão da cidade olhando para o seu manifesto eleitoral e coloca juntamente em risco os salários dos funcionários do conselho autárquico.

O edil avançou ainda que mesmo com os problemas orçamentais muitas são as actividades que estão a ser levadas a cabo com vista a melhorar a imagem da urbe.

“Temos um grande défice no orçamento e mesmo assim temos que trabalhar porque os nossos munícipes exigem e nós temos que cumprir com as nossas promessas. Este corte orçamental veio num tempo errado porque as nossas fontes de rendimentos são as instâncias encerradas devido ao coronavírus. O Ministério das Finanças deve imediatamente resolver este caos pois estamos em risco de não conseguirmos pagar salários para os próximos cinco meses “, lamenta Xavier.

Olhando para o seu manifesto eleitoral, em concreto o projecto “a minha cidade, o meu jardim”, observam-se avanços significativos.

Para quem conhece a principal praça da cidade de Xai-Xai, hoje tem uma imagem diferente, moderno e com um aspecto diferente. As escadas da praia de Xai-Xai que pareciam esquecidas, trazem uma imagem melhorada.Gaza em Foco: CONSELHO AUTÁRQUICO DE XAI-XAI APOIA CERCA DE 3000 FAMÍLIAS EM PRODUTOS ALIMENTARES

Informações tornadas públicas pelo EDIL, sem data exacta serão montadas luzes para deixar mais brilhante e seguro o local.

“Este é um projecto que estamos a priorizar para trazer nova imagem e atrair mais turistas. As escadas da praia estão a trazer nova imagem e falta-nos montar as luzes pois os postes eléctricos já foram montados. É um momento de crise mas temos que nos reinventar”, esclareceu o Presidente da Autarquia.

A construção da terminal interprovincial junto ao Rio Limpopo é mais um desafio para o edil e as obras já arrancaram. O edil falou da reabilitação e construção de vias de acesso de modo a garantir a circulação de pessoas e bens a nível da autarquia.

 

Vendedores do Mercado Central em Xai-Xai agastados

Os vendedores de bebidas alcoólicas e comida confeccionada no Mercado Central de Xai-Xai, estão cansados das medidas tomadas pelo Presidente da República e pedem para que mesmo com a pandemia tudo volte à normalidade.

Gaza em Foco: CONSELHO AUTÁRQUICO DE XAI-XAI APOIA CERCA DE 3000 FAMÍLIAS EM PRODUTOS ALIMENTARESEstes, dizem que o seu ganha-pão é a venda de bebidas alcoólicas e estão com dívidas das rendas de barracas em atraso e os proprietários exigem os pagamentos. Em anonimato muitas são as senhoras que desabafaram aos nossos microfones.

“Esta doença veio para ficar. Veja só as nossas barracas como estão. A cidade está completamente parada enquanto aqui é um corredor. O negócio não anda e pior com a proibição de consumo das bebidas nas barracas. Nem comidas as pessoas não compram e estamos com panelas cheias. O Presidente deve reabrir tudo e cada um vai se prevenir. Estamos a passar necessidades e os nossos filhos dependem deste negócio para comerem e estudar”, desabafou uma das vendedeiras.

Importa salientar que este é o mercado mais movimentado a nível da autarquia. As estradas em Xai-Xai estão desertas. A imagem é outra. Tudo paralisado. É cenário dos munícipes que mostram o respeito às medidas de prevenção anunciadas pelo Governo e AUTORIDADES DA SAÚDE.

145

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie-nos um e-mail para admin@jornalvisaomoz.com

× DENUNCIE SEM MEDO AGORA!
%d bloggers like this: