Governo do Distrito de Sussundenga na Província de Manica pretende massificar a produção de café na zona tampão do Parque Nacional de Chimanimani

0

 

A informação foi avançado pelo  Administrador do Distrito de Sussundenga, Tomás Razão, apos uma reunião   com as famílias beneficiárias do  projecto no povoado de Tsetsera na Localidade de Mupandeia, Posto Administrativo de Muôha, acto que marca os primeiros passos para a concretização deste projecto.

O projecto que conta com o apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS) através do Moz Bio II, visa restaurar as áreas degradadas na zona tampão do Parque Nacional de Chimanimani e poderá beneficiar numa primeira fase a pouco mais de mil e duzentas (1.200) famílias, podendo se alargar para três mil (3.000) famílias mais tarde.

Ainda nesta fase piloto, serão distribuídas 1.600 mudas de café.

O Administrador do Distrito de Sussundenga, Tomás Razão, disse na ocasião que este projecto vai impulsionar o desenvolvimento do Distrito e do país em geral, bem como combater o desemprego, podendo contribuir deste modo na melhoria da renda familiar dos beneficiários.

Garantiu ainda que o seu Executivo vai continuar a monitorar este projecto para tornar o Distrito de Sussundenga no maior produtor de café na Província e no País inteiro.

Voltou a recordar aos beneficiários que um dos objectivos deste projecto é de conservar a biodiversidade na zona tampão do Parque Nacional de Chimanimani, daí que apelou para o uso racional de recursos naturais.

Por seu turno o Coordenador do Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável em Manica, Destino Chiar disse que este projecto vai garantir a restauração da paisagem e serão distribuídas cerca de 65.000 mudas de café às famílias beneficiárias até ao fim do projecto.

Destino disse ainda que deste através  projecto vai se atrair investidores para a instalação de uma fábrica de processamento de café naquele ponto do Distrito.

Refira-se que o projecto de produção de café na zona tampão do Parque Nacional de Chimanimani está sendo implementado pelas empresas AGROTUR no povoado em Muôha e Café de Manica na zona de Muribane em Dombe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *