Connect with us

Visão Notícias

Governo sul africano ainda no silêncio sobre a extradição do ex-ministro das finanças Manuel Chang

Published

on

O Ministro da Justiça Sul Africana Ronald Lamola não respondeu aos apelos de manifestantes da sociedade civil moçambicana para extraditar o ex-ministro das finanças, Manuel Chang, para ser julgado nos sob a acusação de fraude e aceitação de suborno.

Chang está sob custódia na do Sul desde Dezembro de 2018, quando foi preso no Aeroporto Internacional OR Tambo a caminho de Dubai. Ele é procurado nos Estados Unidos por causa de acusações de conspiração para cometer fraude e receber milhões de dólares em subornos no escândalo do empréstimo de 2,2 Bilhões dólares norte-americanos em .

Advertisement

Em declarações a jornalistas em Pretória, Adriano Nuvunga, director do Centro Para Democracia e em Moçambique, disse haver “cumplicidade entre o moçambicano e sul-africano” devido à relação fraterna entre o e o partido , ” e achamos que isso está a ter mais importância do que o “. Ele também acreditava que a relação entre as partes estava em prioridade em detrimento dos pobres e sofredores.

Nuvunga fez parte de um grupo de activistas da sociedade civil, sob o estandarte dos Defensores dos Direitos Humanos da África Austral, a fazer piquete perante o alto-comissário moçambicano em Pretória sobre o assunto.

Advertisement

Ele disse que o escândalo de empréstimos ao o deixou com uma crise sócio-económica, incapaz de cuidar adequadamente dos doentes ou de lidar com a violenta insurgência no norte do país.

O Tribunal de Magistrados de Kempton Park, em Abril de 2019, decidiu que Chang deveria ser extraditado para os Estados Unidos, depois que Moçambique fez um pedido semelhante. Havia, no entanto, temores de que a justiça não seria feita se Chang retornasse a Moçambique.

Advertisement

 

Leia mais: Lamola ainda não chegou a uma decisão sobre o destino de extradição do ex-ministro das finanças de Moçambique

Advertisement

 

 

Advertisement

WE DEMAND ACCOUNTABILITY FOR THE #ECONOMICCRIMES OF MR #MANUELCHANG, FORMER #MOZAMBIQUE MINISTER: PRESS CONFERENCE: 3 May 2021, Hotel 224, 596 Francis Baard Street, Arcadia, Pretoria, 12:30 to 14:00 @FMO_Moz @CDD_Moz https://t.co/eWQvgSzmQr

— Prof. Adriano Nuvunga, Ph.D. (@adriano_nuvunga) May 3, 2021

 

Advertisement

Related Posts

Continue Reading
Advertisement