Há zonas onde o recenseamento só começou hoje na Zambézia

0

No posto de Moniua, cerca de 20 km, da vila sede de Ile, o recenseamento eleitoral só iniciou hoje, 19 de Março. De acordo com o supervisor do posto, tal se deveu à avaria das máquinas. Os brigadistas viajaram para o campo com mobiles avariados e a situação só ficou resolvida ontem, Segunda-feira, no final do dia.

O mesmo cenário verificou-se no distrito de Gilé. O recenseamento iniciou com atraso em alguns postos porque alguns móbiles tinham sido programados para operar a partir do dia 30 de Março, por isso, não abriam o programa. A situação ficou ultrapassada dias depois.

No distrito de Tambara, o recenseamento eleitoral pode não abranger um grande número dos residentes devido à interferência dos fiscais da Frelimo. Segundo os nossos correspondentes, os fiscais da Frelimo defendem que só deve ser recenseado aquele que vem do bairro escalado para aquele dia. Quando não podem recensear no dia escalado, ficam de fora.

Segundo escreve o Centro de Integridade Pública, estas acções podem afectar negativamente o recenseamento em oito postos que os correspondentes visitaram até então. Nalgumas brigadas, os brigadistas estavam sentados sem eleitores para recensear porque as pessoas do bairro escalado não tinham ido ao posto.

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *