Mundo
Hamas liberta três reféns israelitas em troca de 369 prisioneiros palestinianos

Três reféns israelitas foram libertos este Sábado pelo Hamas e entregues à Cruz Vermelha, num acto que marcou a quinta ronda de trocas de prisioneiros entre o grupo palestiniano e Israel. Em contrapartida, o Estado hebraico libertou 369 prisioneiros palestinianos que se encontravam detidos em prisões israelitas.
Entre os reféns agora libertados está Sacha Trofan, de nacionalidade israelita e russa, que foi recebido por uma multidão em Can Unis, Sul da Faixa de Gaza. Juntamente com ele foram libertos Sag de Kelen, que detém dupla nacionalidade israelita e norte-americana, e Airhorn, um cidadão argentino sequestrado juntamente com o seu irmão, ainda mantido em cativeiro pelo Hamas.
Do lado palestiniano, o prisioneiro mais conhecido incluído nesta troca é Ahed Baruti, de 48 anos, próximo do líder da Fatah, Marwan Barghouti, que, no entanto, continuará detido em Israel.
A operação ocorre num contexto de tréguas que, apesar de terem sido ameaçadas na última semana, permanecem activas após nova mediação do Qatar e do Egipto. As negociações foram fundamentais para superar o impasse e permitir a continuidade do acordo de troca de reféns e prisioneiros.
Esta troca insere-se num esforço mais amplo de mediação internacional, visando aliviar as tensões na região. No entanto, o conflito permanece sem uma solução definitiva, e a situação dos reféns que continuam sob poder do Hamas mantém-se uma questão sensível nas negociações em curso.