HCM está sem sangue neste momento

HCM está sem sangue neste momento

HCM está sem sangue neste momento

A maior e mais antiga unidade sanitária do país, Hospital Central, está a precisar de mais unidades de sangue com muita urgência. HCM está sem sangue neste momentoA informação foi tornada pública esta quarta-feira, em Maputo pela Directora Clínica do Hospital Central de Maputo, Farida Urci, que revelou queaquela unidade sanitária está a necessitar urgentemente de sangue por causa da redução das doações como resultado da restruturação ou a restrição devido a covid-19.

HCM está sem sangue neste momentoFarida Urci Directora diz que por dia a unidade sanitária necessita de quatrocentas unidades de sangue e neste momento o Hospital Central de Maputo apenas dispõe de 70, facto que coloca em risco vidas de doentes resultantes de cesariana, urgências, traumas obstétricas, cirurgias oncológicas.

HCM está sem sangue neste momentoSa”Vimos por este meio apelar aos cidadãos que não estejam em grupos de risco, indivíduos que não tenham mais de 70 anos, para se dirigirem ao banco de sangue do HCM. Nós criaremos condições para que a doação de sangue seja feita de uma forma segura. O governo decretou o isolamento social como uma medida de prevenção. Para prevenir que as pessoas não se infectem mais, está permitido que saiam para fazer actividades vitais como compras, ajudar um familiar que esteja doente e neste caso a doação de sangue pensamos nós que é vital, e nada lhes impede de se dirigir a unidade sanitária para doar sangue ” disse Farida Urci”

A fonte disse ainda que apesar do decreto sobre o Estado de Emergência, no atendimento a instituição que dirige recebe todos os dias doentes de diferentes patologias.

“Temos os nossos blocos operatórios que também não pararam de funcionar. Estamos a fazer cirurgias de traumas, patologias, as chamadas cirurgias do cancro que são patologias que se não fizermos às cirurgias elas correm o risco de evoluir para o negativo e continuamos a operar. E para que a gente faça essas cirurgias é necessário que tenhamos sangue. Temos também doentes que vem para o hospital Pará fazer tratamento de quimioterapia. E a quimioterapia exige que os níveis de hemoglobinas estejam mais ou menos normais”, esclareceu Farida

Refira-se que o número de doadores de sangue no hospital central de Maputo varia entre dadores sazonais e voluntários. O sangue colectado naquela unidade sanitária é distribuído para outros centros de saúde e outros hospitais de referência do país.

657

Propriedade de Edições do Jornal Visão, Registado na República de Moçambique em Dezembro de 2016 no Gabinete de Informação, Instituição de Tutela sobre o sector da comunicações e radiodifusão com procedimentos dos ministérios da Justiça, Interior, Comércio e Indústria e dos Transportes e Comunicações. Publicações Semanais por PDF e diárias através do Website www.jornalvisaomoz.com. Notícias de Moçambique e do mundo na hora certa, com factos e argumentos fiáveis e credíveis.

×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie-nos um e-mail para admin@jornalvisaomoz.com

× DENUNCIE SEM MEDO AGORA!
%d bloggers like this: