HCM ressente-se de unidades de sangue após sinistros que abalaram o país

0

O Hospital Central de Maputo (HCM), pronunciou-se na manhã desta Segunda-feira, para dar a conhecer o quadro clínico das vítimas do acidente ocorrido na Província de Maputo, Distrito da Manhiça, posto administrativo da Maluana, envolvendo um autocarro da Companhia Nhancale e um camião, provocando a morte de três dezenas de pessoas no local.
Segundo a Madalena Manjate, Directora dos Serviços de Urgência do HCM, no último fim-de-semana o hospital recebeu do trágico acidente de Maluana um total de 12 pacientes dos quais um óbito, três doentes que necessitaram de cirurgias de urgência pela equipe de Ortopedia e Cirurgia Geral.
A Directora dos Serviços de Urgência, avançou ainda que os 12 pacientes encontram-se em diferentes áreas da cirurgia excepto o óbito dentre os quais, quatro pacientes estão internados na Ortopedia com diferentes categorias de trauma de fractura dos membros, um doente crítico está na unidade de cuidados intensivos da cirurgia devido ao trauma da cabeça (traumatismo crânio cefálico severo),o outro doente está na enfermaria internado, dois na cirurgia e uma criança de dois anos internada na cirurgia pediátrica.
A transfusão de sangue foi necessária devido aos doentes de acidentes de aviação.
Manjate, apela a comunidade a dirigir se a unidade sanitária mais próxima para doar o sangue.
A mesma realça que o sangue não é fabricado ele é doado e desta forma podendo salvar a vida dos doentes na unidade sanitária. Todos os doentes estão em estado muito crítico razão pela qual ainda não tem nenhuma alta.
A Directora dos Serviços de Urgência, também falou do código de estrada a qual pediu aos condutores a não exceder a velocidade, “se consumiu o álcool não se fazer ao volante”.
No que tange a propagação da pandemia Covid19, referiu ser crucial seguir todas as recomendações para o vírus não se alastrar.
Aquela maior unidade sanitária do país, só no último fim-de-semana admitiu no serviço de urgência um total de 1444 doentes, destes doentes 849 foram por doenças gerais, 195 de diferentes categorias de trauma bem como admitiu também 43 doentes vítimas de acidentes de aviação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *