Nigeria mercado atacado

Nigeria mercado atacado

Segundo escreve Ao Minuto nesta tarde de taerça-feira(08), um grupo de homens armados atacou um mercado e um campo de futebol numa pequena cidade no estado de Benue, no centro da Nigéria, matando pelo menos 27 pessoas e ferindo muitas outras, revelou hoje a polícia local.

“O ataque teve lugar por volta das 18:00 [mesma hora em Lisboa] de domingo, quando os comerciantes estavam a arrumar as suas bancas de mercado”, indicou a porta-voz da polícia estatal de Benue, Catherine Anene. “Os feridos foram levados para o hospital, 27 pessoas foram mortas”, acrescentou.

O estado de Benue situa-se na faixa fértil no centro da Nigéria, onde os confrontos comunitários entre pastores fulani nómadas e agricultores locais sobre o acesso a terras de pastagem e água são frequentes.

Mais de 218.000 residentes do estado de Benue encontram-se deslocados internamente, de acordo com um censo da Organização Internacional para as Migrações (OIM). O número de deslocados internos é mais elevado em todo o centro e noroeste da Nigéria.

“Entre 31 de maio e 06 de junho de 2021, confrontos armados entre pastores e agricultores causaram novas ondas de deslocações”, assinalou o mais recente relatório da OIM, estimando que a violência provocou mais de 200 mortos nas últimas semanas.

A Nigéria, o país mais populoso de África, com mais de 200 milhões de habitantes, enfrenta a insurreição do grupo radical islâmico Boko Haram, no nordeste do país, onde também operam vários grupos criminosos, que saqueiam aldeias e realizam raptos em larga escala, bem como ações de grupos pró-independentistas no sudeste.

 

FONTE: AO MINUTO

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *