Foram esta segunda-feira(06.01) inaugurados dois sombrites agrícolas de modelo túnel na Associação Centro das Mulheres de Zimpeto, localizada no Distrito de KaMubukwana, na cidade de Maputo. A estrutura foi projectada para fomentar a produção agrícola, sendo um túnel dedicado à produção de viveiros e outro à produção definitiva de hortícolas.
A iniciativa faz parte do projecto “Promoção do Associativismo em Maputo na Defesa da Justiça Ambiental Com Perspectiva de Género”, liderado pela organização Engenharia Sem Fronteiras, com financiamento do Ajuntament de L’Hospitalet, município do Reino de Espanha.
A infra-estrutura, orçada em 223.000,00 Meticais, beneficiará inicialmente a 14 mulheres que compõem a associação. Caso a utilização seja eficaz e dinâmica, o projecto poderá ser ampliado para alcançar um impacto ainda maior.
O evento contou com a presença do Serviço Distrital de Actividades Económicas de KaMubukwana, da ABIODES, da Engenharia Sem Fronteiras e da empresa Hortirriga, responsável pela execução da obra.
A construção dos sombrites reforça o compromisso com a sustentabilidade, a justiça ambiental e o empoderamento feminino, promovendo melhores condições para a produção agrícola na região.
Esta acção visa responder os desafios impostos pelas mudanças climáticas, como calor intenso, chuvas irregulares, mas, intensas e ventos fortes.
Descubra mais sobre Jornal Visão Moçambique
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Facebook Comments