A bacia do rio Licungo, na Zambézia, está risco de atingir o nível de alerta máximo, devido à subida de níveis das águas, aliado às chuvas que vem caindo nos últimos dias na província.
Até esta segunda-feira, 10.01.2022, os níveis das águas situavam-se em 5.65 metros, principalmente na área da cidade de Mocuba.
A informação foi avançada esta segunda-feira em Quelimane pelo Delegado provincial do Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD), na reunião do Comité Operativo de Emergência (COE), face ao período chuvoso.
Nelson Ludovico, explicou que caso as chuvas continuem a cair com mesma intensidade, a bacia poderá atingir o nível de alerta, que começa a partir de 6 metros. Ludovico avançou que as entidades governantes continuam a monitorar a situação no sentido de garantir a precaução.
Devido a esta subida do caudal do rio Licungo, segundo a fonte, muitas pessoas que vivem nas zonas ribeirinhas do rio, estão em risco de serem afectadas pelas intempéries, daí que, apelou as mesmas para se retirar o mais cedo possível, para evitar possíveis consequências.
Dados disponibilizados na ocasião, indicam que de Outubro até então, 20 pessoas morreram e outras 11 ficaram feridas, devido aos efeitos da chuva. Ao todo, foram afectadas mais de 10 mil pessoas e destruídas várias salas de aulas e postes de energia eléctrica.
Descubra mais sobre Jornal Visão Moçambique
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.