JOGO da Velha: 1ª República. (Brasil).

JOGO da Velha: 1ª República. (Brasil).

Este material é disponibilizado pela Historiadora Letiane Santos.

Através da marca Histórias & Conteúdo.

 REPÚBLICA VELHA E A IMIGRAÇÃO ALEMÃ NESTE PERÍODO.

Este artigo eu produzi durante a minha primeira aula de história. 2016/3ª para o Ensino de Jovens Adultos. (EJA).

República Velha ocorreu entre o período de 1889 a 1930, no Brasil. A característica da República Velha é o poder da Oligarquia. Que consiste em um pequeno grupo de pessoas que pertencem à mesma família ou partido político que controlam o poder econômico.

Dois grandes movimentos da República Velha foram: à República da Espada: Foi quando dois marechais governaram o país. Marechal Deodoro da Fonseca entre 1889- 1891 e Marechal Floriano Peixoto entre 1891- 1894. Nesse período ocorreram muitas crises inclusive entre a própria elite brasileira.

Outro movimento foi à República da Oligarquia que significa o poder econômico dos grandes cafeicultores, na produção e exportação de Café, em São Paulo e da Elite Mineira com a produção e exportação de Leite.

CORONELISMO

Foi um sistema, implantado na primeira República, no qual o coronel obrigava os seus eleitores para votar nele próprio, ou em seus aliados, em troca de sapatos, roupas, saúde e emprego.

 VOTO CABRESTO

 Foi um sistema de votos, que o coronel controlava os votos dos seus eleitores sempre em troca de favores e benefícios. O Governo Federal apoiava e financiava o Governo Estadual em troca de Votos. O Governo Estadual enviava verbas e benefícios ao Governo Municipal (Poder dos Coronéis) em troca de votos.

INDUSTRIALIZAÇÃO

Surgiu após o crescimento e a queda da exportação dos produtos produzidos no Brasil no período da República Velha. Exemplo de indústria que surgiu na República Velha e se mantem até hoje é a cervejaria Brahma. Proporcionou mudança social e econômica no Brasil, surgindo novas empresas.

PRODUTOS DE EXPORTAÇÃO:

Borracha na Amazonas.

Rio Grande do Norte: Açúcar.

Paraíba: Açúcar.

Pernambuco: Açúcar.

Sergipe: Cacau (Chocolate);

Bahia: Cacau (Chocolate).

Minas Gerais: Leite.

Espirito Santo: Café e Açúcar.

Rio de Janeiro: Açúcar.

São Paulo: Café.

Mato Grosso do Sul: Pecuária.

Paraná: Pecuária.

Santa Catarina: Pecuária.

Rio Grande do Sul: Pecuária.

 

IMIGRAÇÃO ALEMÃ NA REPÚBLICA VELHA:

 

MOTIVO DA IMIGRAÇÃO

A primeira guerra mundial ocorreu entre 1914 a 1918, entre Alemanha e França. Com a derrota da Alemanha, muitas pessoas saíram de seu país em busca de terras novas, como foi oferecido pelas promessas e o incentivo de Dom Pedro I e Dona Leopoldina, muitas famílias chegaram como Imigrantes no Brasil, durante a 1ª República.

A primeira colônia Alemã no Rio Grande do Sul foi à cidade de São Leopoldo. Em 1929 foi à colonização do Estado de Santa Catarina.

A maior Dificuldade dos Alemães foi à língua portuguesa:

Boa noite em Alemão: Guten Abden.

A cultura Alemã no Brasil consiste em pratos típicos alemães como Chucrutes: feito com repolho cozido. Cuca é um pão doce. Chope: bebida alcoólica. Igreja Luterana.

Em 1930 foi o fim da República Velha e Inicio da Era Vargas: Getúlio Dornelles Vargas governou o Brasil por 15 anos diretos. Ele foi advogado e líder político. Nasceu em São Borja, RS, morreu no Rio de Janeiro, em 1954.

Imigrantes são as pessoas que se deslocam para outros países, por diversos motivos.  Entre muitos imigrantes que se deslocaram de seus países para o Brasil na República Velha foram os portugueses que trabalhavam com padarias e entre outras profissões. Os imigrantes que vieram do Oriente Médio são os Sírios e Libaneses.

 Samba foi o estilo de música popular brasileira, que surgiu em 1922, por influência do estilo de música e dança SEMBA, com origem em Angola (muito lindas as letras e a dança).  A palavra chave sobre a República Velha é Mudança. Essa palavra era utilizada como base para fortalecer a Era Vargas, detonando a 1ª República, relatando que na nova Era tudo será novo e de forma mais moderna. Aculturação: é a interpenetração de várias culturas, surgindo novas Culturas.

 

Bibliografia

Delgado, Lucília e Ferreira, Jorge. O Brasil Republicano: o tempo do liberalismo oligárquico- Da proclamação da República à Revolução de 1930 (Vol. 1). 1ª Ed. Civilização Brasileira. 2018.

Leal, Victor. Coronelismo, enxada e voto. 1ª ed. Companhia das Letras. 2012.

Coordenação: Bicalho, Leticia. Professor: Leite, Pedro. Apostila de História. UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora). 2015. Cursinho pré-universitário popular.

 

JOGO da Velha: 1ª República. (Brasil).

Modo de Jogar:

Usando tampinhas de refrigerantes (ou cervejas), lacre de latinhas, também servem.

Quatro tampinhas de uma cor.  Outras quatro tampinhas de outra cor. Um jogador escolhe em qual quadrado irá colocar a sua tampinha.

O segundo jogador na sua vez escolhe qual a melhor posição que sua tampinha irá ficar.

O primeiro jogador escolhe a melhor estratégia para continuar o jogo ou vencer.

Todas as palavras- chaves estão certas.

Porém, Vence o jogo aquele que souber primeiro fechar a coluna ou a linha de forma horizontal, vertical e ou diagonal.

243

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: