Ícone do site Jornal Visão Moçambique

Jornalistas formados em matéria de Direito Humanos e VBG

A CECAP, Coligação para Eliminação das Uniões Prematuras, está a levar a cabo na cidade de Maputo, uma capacitação de jornalistas ao nível nacional em matérias ligadas aos direitos humanos e Violência Baseada no Género(VBG).

Durante a cerimónia de abertura do evento com duração de dois dias, a presidente da Coligação para Eliminação das Uniões Prematuras Ferosa Zacarias, disse que os jornalistas devem dar prioridades nas suas divulgações, a sensibilização sobre leis nacionais, regionais e internacionais que se podem aplicar no combate, e influenciar para a mudança de normas sociais de género, atitudes e comportamento, ao nível comunitário e individual, para prevenir a violência e uniões prematuras, violência baseada no género, com destaque à gravidez prematura considerada como uma das principais causas da desistência escolar no território nacional.

Presidente da Coligação para Eliminação das Uniões Prematuras, Ferosa Zacarias

A presidente da (CECAP) diz ainda que a capacitação está direccionada aos jornalistas, para que através das suas reportagens impulsionem mudanças sobre as práticas tradicionais prejudiciais à criança e rapariga, garantir maior eficácia na comunicação, informação e divulgação sobre casos de uniões prematuras e promover troca de experiências entre os órgãos de comunicação na publicação de artigos.

Ferosa Zacarias vai longe dizendo que a violência baseada no género constitui uma grande violação aos direitos humanos, em particular, das mulheres, merecendo uma condenação vigorosa de todos, tendo a activista apelado também aos jornalistas a estarem alertas à violência que segundo ela, constitui um flagelo universal que destrói famílias e comunidades, ameaça a vida humana, saúde e o bem-estar de todos.

Por seu torno o representante Visão Mundial em Moçambique Eleutério Fenita, que participou como orador, disse que as normas e praticas continuam a transmitir a ideia conservadora, de que uns têm mais direitos, mais poder que outros em função  do género.

Eleutério Finita, Director de Advocacia e Justiça para a Criança, da Visão Mundial Moçambique, uma organização cristã americana

O representante da Visão Mundial, apela aos profissionais dos órgãos de comunicação social, que não podem ficar à margem da violência baseado no género e para divulgarem informações relevantes com destaque para as províncias com mais índice de violência.

“O bem-estar da criança e a igualdade do género, não são facultativas, constituem sim, obrigação e um compromisso, um requisito de e para o desenvolvimento de um País” disse.

Ainda no seu discurso, Fenita disse aos jornalistas que participam na capacitação, que o encontro visa transmitir através dos seus órgãos de comunicação, a comunidade ou sociedade que “os direitos da criança, os direitos da rapariga são também direitos humanos”.

O dirigente terminou mostrando o ensejo de um dia Moçambique ter um código de Ética para questões ligadas à cobertura de assuntos ligados à criança, particularmente incidente de protecção à criança e também conteúdos relacionados à violência baseado no género.

De referir que coligação para Eliminação das Uniões Prematuras(CECAP), É uma plataforma que reúnem 67 Organizações da Sociedade Civil (OSC), empenhadas na protecção dos direitos da criança e da rapariga, com especial enfoque para prevenção e eliminação das uniões prematuras .

Um dos principais pilares estratégicos da CECAP é o fortalecimento da coordenação das acções ao nível das provinciais e capacitação dos membros em matérias relevantes.

Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Sair da versão mobile