Foi lançado oficialmente na tarde desta Quinta-feira(04), na cidade de Maputo, os Prémios Mozal Artes e Cultura, iniciativa da Associação Kulungwana em parceria com a MOZAL, cujo objectivo é encorajar os jovens do país a terem o prazer pela arte e cultura.

São candidatos aos prémios todos os jovens fazedores de arte e cultura diversas ao nível nacional, abrindo-se assim, um espaço para a demonstração de habilidades em diferentes áreas como a música, artes plásticas entre outros.

Durante a cerimónia de lançamento, Hanny Matos, Directora Executiva da Kulungwana, a sua agremiação está desta forma a dar continuidade à parceria que existe com a Mozal para o lançamento deste concurso.

“Estamos juntos acho que desde 2018, começamos com as premiações de jovens talentosos onde realizamos duas edições, tivemos uma parada devido à COVID-19. Agora vamos relançar os prémios de uma forma diferente, ou seja, agora será em formato de concurso”, disse Hanny acrescentando que o novo formato terá uma abrangência ao nível nacional, pois, os artistas poderão submeter as suas candidaturas e “achamos importante facilitar esse processo dando toda a ajuda necessária a todos que tiverem dificuldades em se inscrever”.

Hanny matos referiu que o maior objectivo do evento é despertar interesse nos jovens, com talentos ocultos por falta de oportunidade.

Por seu turno, Samuel Samogudo, Presidente da Mozal em Moçambique, frisa que a expectativa é maior uma vez que o formato é novo.

“Estamos a trabalhar para trazer o melhor da cultura no país, por isso estamos de mãos dadas com a associação para tornar isso uma realidade. É verdade que devido à pandemia da COVID estivemos parados, mas cá estamos de volta com um novo formato e esperamos que esse novo formato vá até as zonas recônditas de modo a trazer aqueles talentos ocultos que ninguém conhece, porém, existem”, destacou Samogudo.

Para atingir a meta, os organizadores do concurso, prometem trabalhar com algumas universidades do país para a informação chegar a todos os cantos, lembrando que as candidaturas iniciam no próximo dia 15 de Maio e fecham a 20 de Junho do ano em curso.

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *