Lançada a 56ª Edição da FACIM 2021 e Premiação dos melhores Exportadores do ano 2020

0
Facim

Facim

O evento solene teve lugar na capital do país na manhã de sexta-feira(18), sob o lema “Industrialização, Inovação e Diversificação da Economia Nacional”.

FACIM, a maior feira de negócios multissectorial a nível nacional e internacional promove oportunidades de negócios e exposição de várias marcas, serviços e produto.

A Feira Internacional de Maputo (FACIM), que no ano anterior não foi acolhida devido a pandemia da Covid-19, em Ricatla, Marracuene vai decorrer este ano de 30 de Agosto a 05 de Setembro do com o modelo híbrido.

Durante a cerimónia de lançamento do evento decorrida neste mês de Junho, o governador da província de Maputo, Júlio Parruque, disse que que a decisão de realizar o 56ª edição da feira de Maputo no formato híbrido, se enquadra na conjuntura actual do covid-19 e demonstra como o chefe de estado, está centrado na prevenção e combate ao Coronavírus bem como no crescimento económico e geração de emprego, promovendo assim o desenvolvimento sustentável do país.

Parruque, disse que com a edição 56ª espera o evento receba mais participantes e os de sempre mesmo que actualmente será á distância.

Agostinho Vuma, na qualidade de Presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique, avançou que num momento atípico como o que o mundo atravessa, não se pode deixar de premiar os melhores exportadores de 2020, desde as pequenas e médias empresas que tem desafiado a redução generalizada da procura e da propagação da pandemia. “Como resposta as exportações tem sido severamente afectadas, tendo o exemplo do volume de 3.58 biliões de dólares, alcançado a nível nacional em 2020, correspondente a um decréscimo de 23 % em relação a 2019.

VUMA avançou ainda que o estudo do mercado também contribuiu na fraca exportação, o que dificultou o engajamento dos exportadores nacionais no mercado global.

Os melhores exportadores do ano 2020, para a República de África do Sul e Estados Unidos de America (EUA) foram a Sociedade Algodoeira do Niassa, Estados Unidos de América para a categoria menção honrosa e a indústria Condora Narcadim encarregada no processamento de caju.

Linar Escobar, representante da Midalcon, uma empresa especializada na produção de condutores para linhas transporte de energia, disse estar satisfeito pelo prémio de reconhecimento pelo trabalho feito para contribuir na economia nacional no sector da indústria.

“Reinventar e dar mas ênfase ao modelo digital foi bem-vindo e ajudou muito no crescimento da organização”, avançou Escobar. Escobar, encoraja aos outros que não foram destacados a continuar tentando pois segundo explana, tem espaço para todos os exportadores para que gerem divisas para o país bem como alavancar as exportações.

Carlos Alberto Mesquita, Ministro da Indústria e Comércio, referiu-se às empresas que arrecadaram os prémios que mostraram esforços e souberam adaptar-se à nova realidade do mercado.

Mesquita, testemunhou o lançamento da plataforma virtual para a realização da 56ª edição afirmando que “não deve constituir a perda da feira mas sim o seu crescimento”.

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *