...
Connect with us

Visão Notícias

Lançada Federação Provincial das Cooperativas de Nampula

Published

on

Foi lançada na cidade de Nampula, a Federação Provincial das Cooperativas de Nampula, um acto deveras marcante para o movimento cooperativo em Moçambique. A federação congrega 10 uniões distritais, 105 cooperativas e 15000 membros de todos os sectores económicos, existentes na província de Nampula, norte do país.

Entretanto, coube ao Secretário de Estado de Nampula, Jaime Agostinho Neto, proceder com o acto oficial do lançamento da Federação Provincial das Cooperativas de Nampula (FPCN). O evento teve lugar, no dia 9 de abril findo, e contou com a presença de membros e representantes do governo a vários níveis, parceiros, representantes e delegados das uniões distritais das cooperativas de 10 distritos, nomeadamente: Moma, Angoche, Mogovolas, Meconta, Murrupula, Monapo, Rapale, Ribàué, Malema, e cidade de Nampula.
FPCN: um marco histórico para o movimento cooperativo
Com efeito, a cerimónia de lançamento da Federação Provincial das Cooperativas de Nampula (FPCN) para além de constituir um marco histórico para o movimento cooperativo moçambicano, afigura-se um orgulho e uma conquista inédita para o país, uma vez que é a primeira cooperativa de nível superior a ser constituída numa província.
Deste modo, as cooperativas e uniões distritais de cooperativas já contam com o seu mais alto representante na província de Nampula, uma região que se tem notabilizado no que tange às acções de grande impacto social e económico, na província de Nampula e não só.
À Federação Provincial das Cooperativas de Nampula, segundo regem os seus estatutos, cabe representar e defender os interesses políticos, económicos e sociais dos Cooperativistas de Nampula, prestando serviços adequados aos seus membros e garantindo produtos e serviços de alta qualidade aos seus clientes e parceiros.
Ademais, esta federação cooperativa pretende que seja um interlocutor válido das cooperativas ao nível da província de Nampula, bem como uma referência a nível nacional e internacional, capaz de tomar decisões estratégicas, prestação de serviços sustentáveis, para um melhor ambiente de negócios cooperativos, na província.
De referir que a Federação Provincial das Cooperativas de Nampula (FPCN) é uma organização com fundos próprios de funcionamento, autonomia política, administrativa, financeira e patrimonial e é membro da Associação Moçambicana para Promoção do Cooperativismo Moderno (AMPCM).

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.