dom. nov 10th, 2024

Lançada Fundação MozYouth em Maputo

Teve lugar esta quinta-feira, 17 de agosto, em Maputo, a Cerimónia de Graduação de 120 estagiários do programa de estágios Moz Youth, para marcar a conclusão deste programa de emprego, que durou seis meses. O programa contou com a participação de 172 estagiários, 120 dos quais concluíram o curso esta semana e encontram-se baseados em Maputo.

A cerimónia serviu, também, para o lançamento formal da Fundação Moz Youth, dedicada à promoção da empregabilidade de jovens e mulheres, ajudando-os na transição entre a aprendizagem e o emprego.

Uma jornada da aprendizagem para a empregabilidade

Este programa específico apoiou um total de 172 jovens, entre 82 mulheres e 90 homens, dos quais 47 ainda não concluíram os seus estágios e 76 já têm um emprego assegurado.

Estes estagiários receberam o apoio da Embaixada da Irlanda em Moçambique, da Agência Suíça para o Desenvolvimento e Cooperação e da Deutsche Gesellschaft für InternationaleZusammenarbeit (GIZ).

Lançamento da Fundação Moz Youth

A Fundação MozYouth foi formalmente lançada e tem por objectivo disponibilizar uma plataforma sustentável, de longo prazo, que permita a continuação e expansão deste programa de sucesso, que tem ajudado milhares de jovens numa transição fácil entre o sistema de ensino e o primeiro emprego, e também a trilhar um caminho que conduza a uma carreira de rápido crescimento.  

A MozParks criou o programa de estágios e dá suporte, também, à criação da Fundação MozYouth enquanto organização dedicada a apoiar a empregabilidade dos jovens e das mulheres.  A Fundação MozYouth irá operar a nível nacional, em todos os tipos de indústria e em todas as províncias, dando o apoio necessário aos jovens.

Segundo Oswaldo Petersburgo, Secretário de Estado da Juventude e Emprego, “este evento simboliza a importância de uma causa comum: o incremento da empregabilidade dos jovens moçambicanos. Felicitamos a MozParks, a Hollard e o FNB, bem como todas as entidades empresariais, que têm contribuído para a materialização deste programa que concorre para os objectivos estabelecidos pelo Governo de Moçambique. Dadas as dinâmicas do mercado laboral, cada vez mais exigente e com alta concorrência, a entrada no mercado de trabalho, por via do estágio profissional, tem sido um diferencial positivo para o alcance deste objectivo. Como Governo, iremos continuar a apoiar e a implementar este tipo de iniciativas que geram cada vez mais empregos para os nossos jovens”.

A Fundação MozYouth conta com o apoio dos líderes de algumas das empresas mais renomadas de Moçambique, sendo os três membros fundadores Adrian Frey – Presidente Executivo da MozParks, Peter Blenkinsop – Administrador-Delegado do FNB Moçambique, e Henri Mittermeyer –Director Executivo da Hollard Moçambique; e dois outros membros do conselho, Agnaldo Laice – Director Geral da Twigg Exploration & Mining, e Christian Roeder – DirectorExecutivo da DP World, Maputo.

O Presidente da Fundação MozYouth, Adrian Frey, salientou que o Programa de Emprego MozYouth irá continuar a ser umveículo de formação, empregabilidade e desenvolvimento empresarial para os jovens em Moçambique e convidou o sector privado e os parceiros nacionais e internacionais a fazerem parte do programa.

Peter Blenkinsop, Administrador-Delegado do FNB Moçambique, afirmou: “esta iniciativa é extremamente relevante na vida económica de Moçambique, precisamos de competências de alta qualidade e todos nós temos aresponsabilidade de capacitar as gerações futuras. Estamos empenhados em oferecer o nosso know-how a estes jovens licenciados. Esta é uma das nossas contribuições mais importantes, enquanto FNB Moçambique e membro-fundador da Fundação MozYouth. É um privilégio estar envolvido numa organização como a MozParks, com um historial incrível e contribuir para o desenvolvimento da economia local.”

Comentou ainda Henri Mittermayer, CEO da HollardMoçambique Seguros: “a fundação MozYouth é a essência do propósito da Hollard Moçambique Seguros – criar e permitir futuros melhores às pessoas e negócios de e em Moçambique. Hoje testemunhamos o impacto transformador que a MozYouth traz ao nosso país, ao criar oportunidades de estágios remunerados para jovens e facilitar o seu ingresso num mercado de trabalho que dá ênfase à experiência. Aos jovens que hoje graduaram, apela-se à coragem para continuarem fortes no seu caminho profissional, pois a oportunidade dos estágios é, sem dúvida, uma ferramenta valiosa para conquistar a seu tempo o merecido lugar ao sol. A Hollard Moçambique Seguros continuará a mobilizar esforços para dar oportunidades de estágios remunerados às próximas gerações.”

“Quero agradecer aos membros fundadores, FNB, Hollard e MozParks, que se juntaram para criar a fundação MozYouth,que é uma ponte para a criação de emprego para os jovens Moçambicanos. Apenas com excelência na formação podemos ser uma sociedade que caminha para a independência económica e rumo ao desenvolvimento” conclui Onório Manuel, Director Geral do MozParks.

Facebook Comments


Descubra mais sobre Jornal Visão Moçambique

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

By Agostinho Muchave

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar.

Related Post

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Descubra mais sobre Jornal Visão Moçambique

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading