LANÇADA SEGUNDA FASE DO PROJECTO CA-DUP KAIZEN

0

O Ministério da Indústria e Comércio, através do Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas, Instituto Público-IPEME, IP, em parceria com a Agência Japonesa de Cooperação Internacional-JICA, realizaram hoje(26), a sessão do “1º Comité Conjunto de Coordenação para o Desenvolvimento da Indústria Local, através do Movimento CaDUP-Kaizen”.

O Projecto CaDUP (Cada Distrito, Um Produto) visa apoiar as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) que contribuem para o desenvolvimento da indústria local, identificada como prioritária. A iniciativa é conjugada com a metodologia KAIZEN, um instrumento de apoio eficaz originado do Japão, com o objectivo de resolver os problemas das PMEs, particularmente relacionados com a qualidade e a produtividade.

Durante a sessão será apresentado e discutido o Modelo de Intervenção do Projecto CaDUP-KAIZEN, bem como o seu roteiro.

Chiaki Kobayashi, representante da JICA em Moçambique, disse na sua intervenção que essa iniciativa foi criada em Japão e durante muito tempo o foco foi expandir essa iniciativa para todo o mundo.

“Nomeadamente temos a América latina que está sistema com o enfoque na melhoria das produções locais mas também para a economia local, estamos muito felizes com o trabalho que é feito, nós começamos em 2010 e temos mais de 10 anos de história na implementação do programa em Moçambique”.

Este projecto terá duração de quatro anos e com investimento de assistência técnica japonesa para apoiar as entidades moçambicanas.

“Durante quatro anos com os nossos peritos, importa destacar alguns números importantes uma vez que o projecto não é novo, isto é, em 2013 até 2017 à JICA implementou o projecto junto dos seus parceiros para contribuir na melhoria de mais de 180 empresas de médias e pequenas neste novo projecto traremos inovações na indústria agrícola que são a indústria principal neste país, nós também trabalhamos com vários países que hoje em dia implementam esses projectos em outros lacaios, falo da Argentina na América, e hoje esperamos ter uma grande contribuição de todos para que os próximos quatro anos sejam realizados com sucesso”. Revelou Chiaki

De realçar Jorge Jairoce, Secretário Permanente do MIC revelou a nossa reportagem que a industrialização tem o seu enquadramento na política onde cogita impulsionar a produtividade e a geração de emprego com o enfoque dinamização da economia e nesta segunda fase terá como foco o alcance de transferência e competência que através da JICA foi possível desenvolver a cadeia de valores produtiva principalmente na inclusão.

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *