O Instituto Nacional de Saúde(INS), lançou na manhã de quarta-feira (27), o maior evento de divulgação do resultado dos trabalhos cientÃficos de saúde com uma plataforma que permite a interacção entre os investigadores, profissionais de saúde e investidores polÃticos a todos os nÃveis, a XVII Jornada Nacional de Saúde cujo lema é “Promovendo a Segurança Sanitária e o Desenvolvimento Sustentável através da Investigação CientÃfica Transdisciplinar.
O lema escolhido, enquadra-se no contexto actual do paÃs e do mundo devido a pandemia da covid-19.
Segundo o Director Geral do INS , Eduardo Samo, devido a COVID-19 as jornadas serão realizadas de forma mÃstica com a presença mÃnima de participantes no local do evento e participação de maior número de convidados virtualmente privilegiando a participação fÃsica daqueles que devem apresentar resumos orais, participarem no debate de painéis e posters, numa abordagem rotativa durante os três (3) dias do evento.
Samo, instou ainda que é crucial valorizar os parceiros da Educação seja a nÃvel nacional bem como internacional pois, âsem eles não seria possÃvel realizar o maior evento cientÃfico e o contributo importante dos investigadores que são a razão para o sucesso da jornadaâ, referiu.
O interlocutor avançou ainda que não é possÃvel realizar um evento cientÃfico sem a submissão de resumo, sem apresentação de resultados de pesquisa desta.
“Quero incentivar a participação massiva através de resultados de pesquisa na forma de resumo para estas jornadas” afiançou o Director Geral do INS.
Erika Viegas , Presidente da jornada disse que a efeméride terá 51 secções orais, 3 secções plenárias e 3 simpósios. Serão convidados investigadores de renome nacional e internacional com experiência em diversas áreas de investigação em saúde para contribuir com as discussões nas jornadas cientÃficas.
A mesma, disse ainda que a submissão dos resumos para a XVII Jornada Nacional de Saúde será feita usado a plataforma digital, permitindo também que os participantes tenham acesso a resposta em termos de avaliação dos seus resumos submetidos bem como a eficiência. A submissão dos resumos inicia no dia 1 de Fevereiro com término previsto para 31 de Março de 2021.
Erika Viegas, referiu que caso seja necessário a data será prorrogada abrindo espaço para o efeito no mês de Abril.
As três 3 melhores apresentações orais e as em poster com o mesmo número de apresentações também serão premiadas com o prémio “Jorge Barreto” para o jovem investigador Moçambicano.
âVamos ficar em casa pois o covid-19 é uma realidade. Até os recursos humanos da saúde que são as pessoas zeladoras da nossa saúde estão neste momento alguns deles internadosâ, ressalvou Erika.
As jornadas cientÃficas de saúde tem como objectivo promover o desenvolvimento da investigação em Saúde a todos os nÃveis para garantir melhor definição de polÃticas de saúde e divulgar a informação para a comunidade.
O evento realizar-se-á na cidade de Maputo nos dia 8 9 e 10 de Setembro de 2021.
MAIS...
Nacionalidade moçambicana está a venda a partir 40 mil meticais!
Uma investigação do CIP (Centro de Integridade Pública) desvenda esquema que funciona a partir da Conservatória dos Registos Centrais em...
ÃLTIMA HORA: Presidente da AT manda interromper todas actividades de inspecção
Através da Ordem de Serviço n.º 01, datada de 20 de Novembro, a Presidente da Autoridade Tributária de Moçambique, Amélia...
Goodbye Malária expande parcerias para erradicação da doença
O programa GOODBYE MALARIA (Tchau Tchau Malária) continua a envidar esforços na prevenção e combate à doença em Moçambique e...
Proposta do OE 2024 apresenta Déficit em cerca de 150 Mil Milhões de Meticais.
A proposta de orçamento para o exercÃcio de 2024 do Orçamento Geral do Estado revela um déficit orçamental significativo, estimado...
INICIATIVA DA SWISSCONTACT EM MOÃAMBIQUE DEBATE DESENVOLVIMENTO E DESAFIOS NA FORMAÃÃO BASEADA EM COMPETÃNCIAS
 A Swisscontact organizou um encontro com o objectivo de discutir o sucesso e os desafios da formação baseada em competências...
UniPúnguè no caminho da inclusão digital das raparigas em Chimoio
Mais de sessenta raparigas provenientes de todas as provÃncias do paÃs, e duas angolanas, então ser capacitadas, em matéria de...
Comentários do Facebook