Ícone do site Jornal Visão Moçambique

LANÇADA XVII EDIÇÃO DA JORNADA NACIONAL DE SAÚDE

FARMACIA

FARMACIA

O Instituto Nacional de Saúde(INS), lançou na manhã de quarta-feira (27), o maior evento de divulgação do resultado dos trabalhos científicos de saúde com uma plataforma que permite a interacção entre os investigadores, profissionais de saúde e investidores políticos a todos os níveis, a XVII Jornada Nacional de Saúde cujo lema é “Promovendo a Segurança Sanitária e o Desenvolvimento Sustentável através da Investigação Científica Transdisciplinar.

O lema escolhido, enquadra-se no contexto actual do país e do mundo devido a pandemia da covid-19.

Segundo o Director Geral do INS , Eduardo Samo, devido a COVID-19 as jornadas serão realizadas de forma mística com a presença mínima de participantes no local do evento e participação de maior número de convidados virtualmente privilegiando a participação física daqueles que devem apresentar resumos orais, participarem no debate de painéis e posters, numa abordagem rotativa durante os três (3) dias do evento.

Samo, instou ainda que é crucial valorizar os parceiros da Educação seja a nível nacional bem como internacional pois, “sem eles não seria possível realizar o maior evento científico e o contributo importante dos investigadores que são a razão para o sucesso da jornada”, referiu.

O interlocutor avançou ainda que não é possível realizar um evento científico sem a submissão de resumo, sem apresentação de resultados de pesquisa desta.

“Quero incentivar a participação massiva através de resultados de pesquisa na forma de resumo para estas jornadas” afiançou o Director Geral do INS.

Erika Viegas , Presidente da jornada disse que a efeméride terá 51 secções orais, 3 secções plenárias e 3 simpósios. Serão convidados investigadores de renome nacional e internacional com experiência em diversas áreas de investigação em saúde para contribuir com as discussões nas jornadas científicas.

A mesma, disse ainda que a submissão dos resumos para a XVII Jornada Nacional de Saúde será feita usado a plataforma digital,  permitindo também que os participantes tenham acesso a resposta em termos de avaliação dos seus resumos submetidos bem como a eficiência. A submissão dos resumos inicia no dia 1 de Fevereiro com término previsto para 31 de Março de 2021.

Erika Viegas, referiu que caso seja necessário a data será prorrogada abrindo espaço para o efeito no mês de Abril.

As três 3 melhores apresentações orais e as em poster com o mesmo número de apresentações também serão premiadas com o prémio “Jorge Barreto” para o jovem investigador  Moçambicano.

“Vamos ficar em casa pois o covid-19 é uma realidade. Até os recursos humanos da saúde que são as pessoas zeladoras da nossa saúde estão neste momento alguns deles internados”, ressalvou Erika.

As jornadas científicas de saúde tem como objectivo promover o desenvolvimento da investigação em Saúde a todos os níveis para garantir melhor definição de políticas de saúde e divulgar a informação para a comunidade.

O evento realizar-se-á na cidade de Maputo nos dia 8 9 e 10 de Setembro de 2021.

Sair da versão mobile