Decorreu nesta quarta-feira (7) a cerimónia de apresentação do projecto Uxene Smart City, um novo conceito urbanístico que vai beneficiar cerca de 100 mil habitantes e criar mais de 6,500 postos de emprego directos e acima de 20,000 indirectos.O projecto em causa a ser implantado, no Distrito de Marracuene, Província de Maputo, dentro de 15 anos, possui uma área de 565 hectares, cujo investimento está na ordem de 3.5 biliões de dólares.

De acordo com Michel Ussene, PCA da empresa Memba Imobiliária, entidade gestora do Projecto Uxene Smart City, a perspectiva é tornar essa iniciativa uma referência continental.

Por seu turno, o Director do Projecto Uxene Smart City, Henrique Bettencourt, frisou que se prevê a construção de várias infra-estruturas sociais e económicas. “Teremos um shopping, hospital privado, parque ecológico, um parque intermodal, parque logístico e de actividades económicas, uma zona residencial, um centro de negócios e infra-estruras de suporte (estradas, energia, água e saneamento) que não vai beneficiar só a Uxene SmartCity mas também a zona de influencia.

Numa primeira fase, o volume de investimento será na ordem de 600 milhões de dólares, num prazo de 5 anos e, vai contemplar infra-estruturas como Parque Logístico, Universidade, um Centro Comercial, uma Esquadra, um centro de Bombeiro e vários empreendimentos. O lançamento da primeira pedra do projecto está previsto para Maio do próximo ano.

De acordo com Henrique Bettencourt, o que torna a Uxene Smart é o facto de poder fazer uso de energias renováveis, aproveitamento das águas e criação de espaços verdes.

Uxene Smart City vai proporcionar cultura, lazer, condições de saúde, segurança individual, qualidade da habitação, instalações de educação, atractividade turística, bem como a coesão social. Trata-se de um novo conceito de desenvolvimento urbano dentro do Grande Maputo, um conceito urbano humanizado, sustentável e integrado.

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *