Líderes Comunitários em Cabo Delgado  Capacitados  em matérias de Prevenção  da COVID-19

Líderes Comunitários em Cabo Delgado  Capacitados  em matérias de Prevenção  da COVID-19

Líderes Comunitários em Cabo Delgado  Capacitados  em matérias de Prevenção  da COVID-19 – Dados do Centro de  Controle e Previsão de Doenças da União Africana (CDC Africa) apontam que nas últimas 24 horas foram registadas 3.113 novas infecções, onde 31 mil pessoas se recuperaram, os óbitos em África subiram para 2.704, com 74 mortes registadas de sábado para domingo. África do Sul conta com maior número de infectados no continente, Moçambique com 145 casos positivos esta segunda-feira (187.05).

O Distrito de Chiúre, concretamente em Cabo Delgado foi na passada sexta feira (15.05), palco de uma capacitação em matérias de prevenção a COVID- 19, numa acção organizada pela Diocese de Nampula em parceria com a ASWA e Associação Juvenil Kubatsira.

Líderes Comunitários em Cabo Delgado  Capacitados  em matérias de Prevenção  da COVID-19José Albino, chefe da aldeia de Eduardo Mondlane no distrito de Chiúre, afirma que já vinha sensibilizando o seu povo da aldeia no que concerne a prevenção do Corona vírus andando  bairro-a-bairro.

“Esta aldeia tem 4.925 habitantes, distribuidos em seis pequenas seis aldeias. Tenho reunido a população cá num número máximo de 10 pessoas para falar desta pandemia, além de todas as estruturas da aldeia, incluímos congregações religiosas na disseminação da mensagem”, avançou o líder comunitário.

Albino explica que tem tem sensibilizado os outros líderes comunitários das redondezas para que não acumulem as famílias nas cerimónias fúnebres dos ente queridos, podendo permitir apenas 20 pessoas na realização de cada cerimónia.

A Fonte, congratula a iniciativa da Diocese de Nampula que deu a capacitação em matérias de prevenção do CoronaVírus e apela para que mais activistas promovam palestras e campanhas de prevenção contra a Covid- 19 nas comunidades”.

“Quando recebemos esta visita vindo ensinar as comunidades como prevenir-se do Coronavírus ficamos muitos felizes, porque são palavras que eram muito necessárias para as nossas comunidades. Apelo para que esta visita não seja a última, gostaria que viessem dar-nos capacitação e palestras sobre a prevenção da Covid -19 pelo menos duas vezes por mês“ referiu Albino.

O Líder Comunitário, apela aos outros líderes comunitários a continuar com a sensibilização contra a COVID-19, “nesta primeira quinzena sensibilizamos 500 pessoas, apelo a todos líderes comunitários como eu para que consigamos garantir a prevenção de todos contra o coronavírus nas aldeias, criando brigadas e fazendo escalas, de sensibilizar bairro-a-bairro“, finalizou Albino.

Muassite Miguel, Coordenadora Diocesana da Missão na Diocese de Nampula, o foco está centrado na capacitação das comunidades.

“Estamos na comunidade de Napela, tivemos a iniciativa de treinar e capacitar os Líderes das comunidades em matérias de prevenção da COVID-19,. Chamamos líderes comunitários, estão nesta capacitação representantes de 25 comunidades, activistas provenientes de Pemba, Nampula e dois Padres locais. A mensagem foi bem recebida, antes a informação sobre o Coronavírus estava restrita nas comunidades, acredito que, com esta iniciativa abrimos a mente de muita gente e tenho fé que irão acatar e disseminar a informação das boas práticas para a prevenção da doença”explicou Muassite.

Muassite avança que é um desafio abranger todos os distritos da província, ”em Palma, Montepuez e Mocímboa da Praia ainda não demos a capacitação as comunidades em matérias de prevenção do Coronavírus pois, os Insurgentes dificultam a nossa transitabilidade. É difícil chegarmos lá neste momento de conflitos, mas é sonho da Diocese de Nampula poder abranger a todos distritos de Cabo Delgado“, apontou Muassite.

A interlocutora, relatou que recentemente um bebé de oito meses perdeu a vida em Pemba devido a complicações no uso das máscaras de protecção. “A máscara sufoca não só crianças,, mesmo adultos, pois a respiração fica menos eficaz, aconselhamos as mães a não porem máscaras nas crianças muito pequenas, se estiver num ambiente com mais pessoas, o ideal é arranjar outras formas  de proteger a criança tapando com um lencinho ou uma toalha pequena e não apertar o nariz ou boca facilitando a entrada do ar”, explica Muassite.

Para ela, o sucedido foi uma lição e aprendizado muito forte para toda comunidade. “Ficamos chocados quando ouvimos que uma criança perdeu a vida por causa de uma máscara. Depois desta tragédia concluo que não devemos só disseminar a mensagem de forma geral, mas devemos criar condições e sessões especiais para as mães ensinando-as como proteger as crianças desta doença”, referiu Muassite.

Para a Coordenadora, o momento de Estado de Emergência não deve ser de libertinagem e sim de distanciamento social. “Aconselho aos pais para que não vejam este momento como um momento de liberdade para as crianças se acumularem, jogarem a bola, dentre outras brincadeiras fora de casa, apelo a todos os encarregados de educação para que não deixem seus filhos em ambientes destes”, concluiu.

Líderes Comunitários em Cabo Delgado  Capacitados  em matérias de Prevenção  da COVID-19“A informação a cerca do Coronavírus chegou às comunidades através das escolas, os pais ficaram chocados quando o Governo disse que todas as escolas estavam encerradas por conta de uma pandemia, mas não sabiam o que é, como se transmite e como prevenirem-se. Uma das coisas que as comunidades precisam saber é não deslocarem-se sem necessidade, devem ficar em casa, pois nota-se ainda aglomeração de pessoas, convívios de bebida tradicional. Apelo para que essas pessoas sigam as medidas de prevenção declaradas pelo Governo”, ressalvou Muassite.

Refira-se que O SARV- COV-2 foi notificado, primeiramente, em Wuhan, na China, em 31 de Dezembro de 2019. A doença COVID-19 pode causar uma infecção respiratória grave, como a pneumonia, e transmite-se por contacto próximo com pessoas infectadas ou superfícies e objectos contaminados. Estimando-se que o período de incubação da doença seja entre dois a 14 dias, ao qual os sintomas mais frequentes associados são febre, tosse, dificuldade respiratória e dores musculares.

A capacitação em ora ministrada nestas comunidades da Província de Cabo Delgado visa proporcionar um conforto na recepção da informação por parte da população que poderia espalhar a doença e continuar se contaminando no desconhecimento. A acção foi organizada pela Diocese de Nampula em parceria com ASWA e Associação Juvenil Kubatsira.

Informações actualizadas nesta segunda-feira, apontam Cabo Delgado como líder da lista de províncias com casos da covid-19 com 85 casos dos quais 27 recuperados, seguida da cidade de Maputo com 36 positivos e 14 recuperados, Maputo província segue com 12 e 5 recuperados, Sofala com 8, Inhambane com 2, Tete e Manica com um caso cada.

A nível do mundo a pandemia já infectou 4 milhões, 817 mil, 876 pessoas das quais 84.443 nas últimas 24 horas. Há registo de 1 milhão, 864 mil e 118 recuperados.

568

Perfil do Editor

Redacção
Propriedade de Edições do Jornal Visão, Registado na República de Moçambique em Dezembro de 2016 no Gabinete de Informação, Instituição de Tutela sobre o sector da comunicações e radiodifusão com procedimentos dos ministérios da Justiça, Interior, Comércio e Indústria e dos Transportes e Comunicações. Publicações Semanais por PDF e diárias através do Website www.jornalvisaomoz.com. Notícias de Moçambique e do mundo na hora certa, com factos e argumentos fiáveis e credíveis.

Propriedade de Edições do Jornal Visão, Registado na República de Moçambique em Dezembro de 2016 no Gabinete de Informação, Instituição de Tutela sobre o sector da comunicações e radiodifusão com procedimentos dos ministérios da Justiça, Interior, Comércio e Indústria e dos Transportes e Comunicações. Publicações Semanais por PDF e diárias através do Website www.jornalvisaomoz.com. Notícias de Moçambique e do mundo na hora certa, com factos e argumentos fiáveis e credíveis.

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie-nos um e-mail para admin@jornalvisaomoz.com

× DENUNCIE SEM MEDO AGORA!
%d bloggers like this: