As 12 equipas incluem a campeã da BAL e defensora do título US Monastir (Tunísia), e outras cinco equipas que regressam da época de 2022
As seis equipas restantes, provenientes da Costa do Marfim, da Guiné, do Mali, de Moçambique, da África do Sul e do Uganda, asseguraram a sua participação através dos torneios de qualificação da BAL, os quais foram organizados pela FIBA África, em todo o continente, entre Outubro e Novembro de 2022.
O jogo de abertura da época será realizado entre a AS Douanes do Senegal e a Abidjan Basket Club da Costa do Marfim, no Dakar Arena, no Sábado, dia 11 de Março. A equipa campeã da Liga Africana de Basquetebol 2022, US Monastir da Tunísia, começa a defender o título no Domingo, 12 de Março. A Kwara Falcons irá representar a Nigéria, enquanto a nação da África Ocidental irá regressar à BAL ao lado das equipas estreantes Abidjan Basket Club (Costa do Marfim), Stade Malien (Mali), Al Ahly (Egipto) e City Oilers (Uganda).
A Liga Africana de Basquetebol (BAL) anunciou hoje as 12 melhores equipas de clubes de 12 países africanos que irão competir na época de 2023 da BAL, a qual terá início no Sábado, 11 de Março, na Dakar Arena, em Dacar, no Senegal, e contará novamente com um total de 38 jogos, que serão realizados em Dakar (Senegal), no Cairo (Egipto) e em Kigali (Ruanda), ao longo de três meses, em 2023.
Cinco equipas vão competir pela primeira vez na BAL, incluindo as primeiras equipas da BAL da Costa do Marfim e do Uganda: Abidjan Basket Club (Costa do Marfim), Al Ahly (Egipto), City Oilers (Uganda), Kwara Falcons (Nigéria) e Stade Malien (Mali).
“Este período que antecede a terceira época da BAL apresenta-se com uma dinâmica incrível, e cada uma das 12 equipas tem trabalhado arduamente para conquistar o seu lugar, através de uma competição intensa”, disse o presidente da BAL, Amadou Gallo Fall.
“Sentimo-nos muito animados com a perspectiva de assistir ao arranque da acção em campo, no próximo mês, em Dacar, e mal podemos esperar pelo momento de oferecer basquetebol e entretenimento de primeira classe aos nossos adeptos fervorosos de toda a África e de todo o mundo.”
“Estamos bastante entusiasmados com o lançamento daquela que promete ser mais uma época excepcional da BAL”, declarou o presidente da FIBA África e do Conselho de Administração da BAL, Aníbal Manave.
“A julgar pela qualidade das equipas que se qualificaram para os torneios da BAL, os quais terminaram em Novembro do ano passado, estamos confiantes de que os adeptos e os espectadores serão presenteados com basquetebol de primeira categoria, que reflecte o calibre do talento que temos no continente.”
Os campeões das ligas nacionais de Angola, do Egipto, da Nigéria, do Ruanda, do Senegal e da Tunísia conquistaram o seu direito a participar na época de 2023 da BAL ao vencerem os campeonatos das respectivas ligas nacionais.
A época de 2023 da BAL chega aos adeptos de mais de 200 países e territórios através da televisão, dos meios de comunicação digitais e das redes sociais.
O Conselho de Desenvolvimento do Ruanda, a NIKE, a Jordan Brand e a Wilson vão regressar como Parceiros Fundadores da BAL. A lista de parceiros de marketing de primeira classe também inclui a Hennessy e a Envol City.
Descubra mais sobre Jornal Visão Moçambique
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.