Ícone do site Jornal Visão Moçambique

Macaneta e Taúla já tem Máquinas de descasque de arroz

MARRACUENE

MARRACUENE

Com vista a melhorar a produção, processamento e comercialização da grande quantidade de arroz produzido em Marracuene, o Conselho Executivo Provincial em parceria com a Direcção Provincial de Agricultura e Pescas, entregou oficialmente hoje(07) o distrito nas localidades de Macaneta e Taula, com duas máquinas de  descasque do arroz, sendo uma para cada ponto.

Na ocasião, Leonor Mondlane, Directora Provincial de Agricultura e Pescas, instou que na província de Maputo, prevê-se produzir cerca de duas mil e quinhentas toneladas, isso tudo devido as inundações do mês de Fevereiro que fizeram com que as culturas ficassem alagadas no distrito de Marracuene bem como Manhiça.

Cada máquina tem a capacidade de produzir duas toneladas diariamente. O apoio coincide com o momento da colheita o que poderá reduzir o desperdício porque as comunidades beneficiadas já tem uma contrapartida para fazer face ao processamento do arroz para além de poder separar em qualidades.

Leonor Mondlane avançou que o orçamento das duas máquinas foi de quatrocentos milhões e um milhão e duzentos meticais valor que inclui a aquisição de um tanque carracicida.

As mínimas condições de processamento hoje oferecidas àquelas populações, são um incentivo para a população apostar também na economia.

 

“Taula, beneficiou também de um tanque carracicida para os animais, contribuindo-se deste modo, um espaço para uma carne de qualidade” afirmou Leonor Mondlane.

Cacilda Mabui, residente na localidade de Macaneta, agradeceu pelo apoio com a máquina de descasque e pediu que os dirigentes do distrito fossem avante na luta contra a pobreza em Marracuene.

Kátia Comé, Directora do Gabinete do Governador da Província de Maputo, em representação de Júlio Parruque, exortou a comunidade beneficiária a conservar o equipamento e a fazer bom uso do mesmo e que seja a força motriz para o aumento da produção e produtividade.

O Administrador do Distrito de Marracuene, Shafee Sidat, avançou que o equipamento é a devolução da esperança á população local e isto irá impulsionar uma melhor colheita na presente campanha. Sidat agradece por ter sido o seu distrito eleito para beneficiar se do equipamento.

Sair da versão mobile