Mais de 50% dos casos de Tuberculose diagnosticados em Moçambique estão ligados ao HIV 

0

Esta informação é da Organização Mundial da Saúde que estima em 552 pessoas por 100 mil habitantes

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a incidência estimada para todo território nacional é de 552 por 100.000 habitantes, sendo que 58% dos casos notificados de tuberculose são HIV positivos. A taxa de detecção de acordo com as estimativas da OMS é de 37%, o que implica um grau de incerteza enorme da real carga de doença no país. 

Devido a este factor a ASSCODECHA(Associação Comunitária para o Desenvolvimento Humano)está neste momento a sensibilizar jovens, adultos e idosos do distrito Municipal Nhlamankulu na cidade de Maputo para tentar amenizar a situação da tuberculose.

A República de Moçambique faz parte do grupo de Vinte e Dois(22) países com maior carga de doença há muitos anos, ocupando o terceiro e sexto lugar em relação à incidência e mortalidade devido.

Amândio Fondo co-Fundador da ASSCODECHA em entrevista especial ao Jornal Visão Moçambique que o objectivo principal desta sensibilização é transmitir aos moradores do distrito municipal de Nhlamankulu mensagens sobre como se prevenirem deste mal bem como prevenirem-se e combater a covid-19.

“Chamar  atenção aos munícipes para se prevenirem da Tuberculose e que continuem a combater o HIV-SIDA, pois muitos de nós somos imprudentes e egoístas neste aspecto. Pretendemos fazer busca das pessoas que faltam ao tratamento nas unidades sanitárias”, disse Fondo. 

Para o dirigente da ASSCODECHA ainda que a Tuberculose seja uma doença muito perigosa quando não tratada, há uma necessidade de se lutar para erradicá-la por isso “lutamos dia-pós-dia para sensibilizar a população”.

“Não poderei precisar em números como o Distrito está na questão da Tuberculose, mais é verdade que a população tem aderido em massa ao tratamento e isso é de louvar e agradecemos a todos por isso.

Fondo disse ainda que os cidadãos da cidade de Maputo e em particular os do distrito municipal Nhlamanculu agradecem a iniciativa e pede que acções como estas sejam replicadas a mais bairros da urbe. 

De acordo com Ministério da Saúde (MISAU 2018), a Tuberculose constitui uma das causas mais comuns de morbi-mortalidade em indivíduos vivendo com HIV/SIDA, tendo em conta que 36% de novos casos da tuberculose são co–infectados pelo HIV e, a taxa de óbito rondou em 6% em 2018. 

A OMS lembra que cerca de 163 mil pessoas são infectadas anualmente pela Tuberculose em Moçambique, por isso a importância de sensibilização contínua para a prevenção e combate a este mal.

Jornal Visão Moçambique
Author: Jornal Visão Moçambique

Jornal moçambicano que inova na maneira de informar. Notícias de Moçambique e do mundo num toque. Digitalizamos a maneira como a notícia chega ás suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *