MAIS DE DOZE MILHÕES DE ELEITORES SÃO ESPERADOS NA TERÇA-FEIRA PARA ELEGER A PROXIMA GOVERNAÇÃO

A partir desta noite você pode saber qual é a sua mesa de vota com apenas um clique.

MAIS DE DOZE MILHÕES DE ELEITORES SÃO ESPERADOS NA TERÇA-FEIRA PARA ELEGER A PRÓXIMA GOVERNAÇÃO -São no total doze milhões e novecentos e vinte e um mil eleitores inscritos para as eleições próximas  de 15 de outubro. Estes eleitores irão na próxima terça-feira votar em vinte mil e quinhentas e setenta mesas da assembleia de voto que estarão distribuídas para o território nacional como para o estrangeiro. Em todo território nacional estão distribuídas vinte mil e cento e setenta e duas mesas da assembleia de voto e para o estrangeiros, quatrocentas e oito mesas da assembleia de voto distribuída pelos nove países e estes países estão distribuídos pelos dois círculos eleitorais previstos para diáspora de África e do resto do mundo.

Em relação a formação de candidatos a membros de mesa decorre com toda normalidade, começou a alguns dias e termina nesta sexta-feira, entretanto, também participam da formação cento e sessenta mil candidatos e dos mesmos serão selecionados cento e quarenta e três mil e novecentos e noventa candidatos para assinatura do contrato.

Cláudio Langa, porta voz do STAE revelou que a mesa é composta por sete membros dos quais quatro provém de um concurso público, três são indicados pelos partidos políticos com assentos na Assembleia da República.” A distribuição do material de votação(urnas,cabines de voto, malas metálicas) iniciou há três semanas e com o crescimento do número de eleitores implica a aquisição de mais urnas o que significa que do ano passado serão insuficientes”, frisou o porta voz.

Os cadernos de recenseamento eleitoral já foram impressos em número de dois para cada uma das assembleias de voto , o original estará na posse dos membros que estarão no interior da mesa da assembleia de voto e uma réplica do caderno irá circular no exterior da mesa de modo a facilitar de forma antecipada a localização de cada um no caderno e facilitar a mobilidade e rapidez das filas dos eleitores.Os boletins de voto, actas e os editais são materiais que começaram a ser distribuídos a quatro dias atrás e até esta sexta-feira a conclusão será na zona sul do país.

O porta-voz do STAE diz que para o dia da votação, o órgão contará como meios de distribuição de material, algumas viaturas alugadas, viaturas próprias cedidas pelos governos provinciais e distritais e para as zonas de difícil acesso, zonas  que sofreram ciclones vão reforçar com meios aéreos de modo a colocar e recolher os membros da assembleia de voto, As províncias de Sofala, Zambézia, Manica e Tete cada uma terá  três helicópteros, cabo Delgado, Nampula e Niassa com um helicóptero cada.

Cláudio Langa diz ainda que nos próximos dias irão colocar através de website dados dos eleitores para que qualquer um que tenha perdido o seu cartão de eleitor possa consultar e lembrar a assembleia de voto e onde existe mais que uma assembleia de voto irão colocar meios informáticos para facilitar o acesso ao número de inscrição e assembleia de voto. Langa falou também sobre a credenciação e disse que já foram credenciados dezenove mil e novecentos observadores, mesmo assim ainda continuam a registar uma demanda de pedidos. Os observadores internacionais foram credenciados trezentos e noventa e os jornalistas nacional foram credenciados dois mil  e internacionais oitenta e cinco, Finalizou o porta voz.

Por: Arminda Maungue
479
×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp ou envie-nos um e-mail para admin@jornalvisaomoz.com

× DENUNCIE SEM MEDO AGORA!
%d bloggers like this: