Visão Notícias
Mais de quatro milhões de eleitores vão às urnas amanhã 11 de outubro
Os órgãos de administração eleitoral em Moçambique indicam que a nível das circunscrições das autarquias locais foram inscritos 4.817.810 eleitores, correspondentes a 91 por cento da meta prevista, cifra que vai votar para as VI Eleições Autárquicas em 65 distritos com autarquias locais.
Estas são as VI Eleições Autárquicas resultantes da Constituição de 1990 que lançou bases estruturais para a história da democracia multipartidária e pluralismo político em Moçambique.
Os dados constam dos documentos oficiais da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e do Secretariado Técnico de Administração Eleitora (STAE), órgãos que administram escrutínios em Moçambique.
“Foram inscritos no global, 65 distritos com autarquias, 8.723.805 eleitores. A nível das circunscrições das autarquias locais foram inscritos 4.817.810 eleitores, correspondente a 91,88 por cento dos 5.243.615 previstos. O STAE considera que as percentagens atingidas, ao nível do distrito, bem como a nível das autarquias locais, são positivas”, lê-se no documento do STAE que faz balanco dos preparativos do sufrágio.
Com base na Lei número 6/2018, de 3 de Agosto, que altera a Lei 2/97, de 18 de fevereiro, que estabelece o quadro jurídico-legal para a implantação de autarquias locais, para estas eleições, foram atribuídas 1.747 mandatos, distribuídos pelas 65 autarquias, em função do número de eleitores inscritos em cada respectiva autarquia, sendo a autarquia da Matola a maior com 66 mandatos, seguida da cidade de Maputo com 65, cidade de Nampula 50 e cidade da Beira 49.
Entretanto, Instituto para Democracia Multipartidária (IMD) espera que o escrutínio de quarta-feira seja um processo com qualidade e que no fim os resultados reflictam a vontade dos eleitores, exortando aos órgãos de administração eleitoral do país, Membros de Mesa de Voto e todos actores envolvidos para tornarem o processo livre, justo e transparente.